ALUNOS DE MEDICINA PARTICIPAM DE MAIS UMA VÍDEOCONFERÊNCIA NO CEDETE

Os alunos do Módulo de Psicofarmacologia que estão no 4º ano de Medicina participam, hoje (06/11) a partir das 14h30, de mais uma aula por meio de videoconferência com a professora Milena Pondé, diretamente da McGill University, no Canadá, onde ela está realizando o seu Pós-Doutorado. Mais uma vez, ela trará um professor convidado que vai falar sobre o tema Efeito Placebo: uma abordagem holística. A aula acontece na sala de Videoconferência Humberto de Castro Lima, localizada no Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais – CEDETE, que fica na Coordenadoria da Bahiana, Av. Dom João VI, 274, Brotas.
Palestra
A palestra Efeito Placebo: uma abordagem holística, será ministrada pelo professor convidado André LeBlanc, que vai analisar pesquisas sobre placebos realizadas pela historiadora de medicina, Anne Harrington.
 Nos anos 1990, Anne Harrington caracterizou as pesquisas sobre placebo como estando fortemente divididas entre as ciências sociais e as ciências naturais. Ela sugeriu que essa divisão poderia ser responsável pelo fato que nenhum dos dois pólos de pesquisa teve sucesso na elucidação da natureza do efeito placebo. “Tendo o trabalho de Harrington como ponto de partida, proponho uma forma de combinar essas perspectivas em uma única concepção a respeito do efeito placebo. O meu argumento é que se o efeito placebo permaneceu por tanto tempo como um mistério é porque os pesquisadores não levaram suficientemente em conta a experiência psicológica do fenômeno”, comenta professor André LeBlanc.
Professor convidado
André LeBlanc é professor de História das Ciências e Métodos de Pesquisa no Colégio John Abbott College. Foi professor de História e Filosofia das Ciências na Universidade King's College, em Halifax. Ele é Doutor em História da Filosofia das Ciências pela Universidade de Toronto, e possui Pós-doutorado em História das Ciências na Universidade de Harvard e UQAM.
Disponibilização no AVA
A videoconferência será gravada pelo CEDETE e ficará disponível para os professores de todos os cursos que desejem utilizá-la como material didático de referência dentro de suas disciplinas. O acesso será através da plataforma moodle, hospedada no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Bahiana. Os interessados podem solicitar o material diretamente no CEDETE, através do número 2101 1959 ou do e-mail cedete@bahiana.edu.br.