PESQUISAS INOVADORAS SÃO APRESENTADAS NA Iª JORNADA DE FISIOTERAPIA DA BAHIANA

Dia 09/11, estudantes, professores e pesquisadores de Fisioterapia da Bahiana participaram da primeira noite da Iª JORNADA DE FISIOTERAPIA DA BAHIANA, que acontece até 11/11 na Unidade Acadêmica Brotas, sempre a partir das 18h30.

A abertura contou com a presença da diretora da Bahiana, Dra. Maria Luísa Carvalho Soliani, da Prof.ª Roseny Ferreira, coordenadora do curso de Fisoterapia, do Prof. Abrahão Baptista e da coordenadora de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof.ª Kátia Sá.

No primeiro momento, foram apresentadas, pelos professores pesquisadores, as linhas de pesquisa desenvolvidas na Bahiana, para Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A professora Selena Debois Mendes apresentou o Grupo de Pesquisa Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético, que foi criado em 2004 e tem como coordenadora a Prof.ª Kátia Sá. Criado em 2006, o Grupo Promoção e Produção de Conhecimento em Saúde foi apresentado por sua coordenadora, Prof.ª Marlene Silva, que abordou o crescimento do número de fisioterapeutas em grupos de pesquisa segundo os censos CNPQ de 2006 e 2008.

Por sua vez, a professora Cristiane Dias falou de alguns estudos desenvolvidos pelo recém criado Grupo de Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular. A última linha de pesquisa foi apresentada pela Prof.ª Dra. Patrícia Lordêlo – Avanços da Fisioterapia em Uroloproctologia e Gineco-Obstetrícia, que em sua apresentação falou do trabalho do CEDIMI-Centro de Distúrbios Miccionais na Infância, que coordena ao lado do Prof. Dr. Ubirajara Barroso.

A noite contou com visita dos participantes aos painéis científicos e com a apresentação de alguns trabalhos, entre eles o do ex-aluno da Bahiana, recém formado em Fisioterapia, Bruno Teixeira Góes, que concedeu entrevista à BandNews FM, na manhã do dia 09/11.

Juliana Maia
Núcleo de Comunicação e Marketing