BAHIANA PARTICIPA DE REDE UNIVERSITÁRIA DE TELEMEDICINA

A Bahiana acaba de receber a aprovação da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) para participar de alguns SIGs (Special Interest Groups ou Grupos de Interesses Especiais), nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências para discutir temas de Ensino, Pesquisa e Assistência. A iniciativa tem como público alvo professores, pesquisadores, estudantes e funcionários da Bahiana que desenvolvam atividades em áreas afins.

Única Instituição de Ensino Superior particular da Bahia a integrar a Rede Universitária de Telemedicina, a Bahiana está autorizada a para participar dos SIGs, tendo como professores moderadoes de TeleDermato (ProfºÊnio Barreto), Cardiologia (Prof. Marta Menezes), TelePsiquiatria (Prof.ª Milena Pondé), Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI (Prof.º Antonio Carlos Costa), Saúde de Crianças e Adolescentes (Prof.ª Isabel Carmen), Padrões de Telemedicina e Informática na Saúde (Prof.º Henrique Morais).
Nesta sexta-feira (05/02), às 14h, acontece a videoconferência da SIG TeleDermato,  na sala de videoconferência do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE), com o tema “Melanoma and Mitotic Rate”A palestra tem início será ministrada peloDr. George Elgart,Professor of Dermatology, University of Miami Miller School of Medicine.A telesessão iniciará com a palestra e, após a apresentação, os participantes da videoconferência poderão fazer perguntas em Inglês ou Espanhol, diretamente ao palestrante. As questões poderão também ser encaminhadas por e-mail ou por mensagem instantânea no MSN Messenger, no mesmo endereço: cborroto@live.com.
Na segunda feira (01/02), aconteceu a primeira participação da Bahiana no SIG de Telecardiologia, quando foi realizada uma videoconferência com o tema: “Insuficiência cardíaca e distúrbios de condução AV”, apresentado pela instituição ISCMPA (Santa Casa de Porto Alegre – RS). Participaram várias instituições do Brasil.
Todas as transmissões dos SIGs são realizadas na sala de videoconferência do CEDETE e envolvem universidades, escolas de medicina, hospitais universitários de todo o Brasil e de outros países. A agenda de 2010 para a realização dos encontros e transmissões dos SIGs que a Bahiana participa será disponibilizada pelo CEDETE no AVA, no link Sala de Videoconferência. Http://www.bahiana.edu.br/ava
Segundo o Professor do curso de Medicina e Coordenador do CEDETE, Antônio Carlos Costa, um dos principais fatores para a Bahiana ter recebido o aval para integrar a rede, foi o fato de possuir a tecnologia exigida para participar das atividades como, por exemplo, possuir uma sala de videoconferência e o link para transmissões.
A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo é apoiar o aprimoramento de projetos em Telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. Mais informações http://rute.rnp.br/sobre/rute/.
A iniciativa vai prover a infra-estrutura de serviços de comunicação, assim como parte dos equipamentos de informática e comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo integração e conectividade e disseminando atividades de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) das instituições participantes.