BAHIANA PARTICIPA DO DIA DE AÇÃO VOLUNTÁRIA DA FUNDAÇÃO BRADESCO

A Bahiana foi convidada para integrar o Dia Nacional de Ação Voluntária nas Escolas da Fundação Bradesco, que acontece no próximo domingo, 07 de março, a partir das 08h, na sede da instituição, localizada na Via Coletora IV, s/n Cajazeira X. A nossa Escola vai participar do evento com as ações Oficina de Bonecos com Material Reciclável, que será ministrada pela estudante de Psicologia Mariana Macedo Cunha e com o grupo da Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor (LABED), coordenado pela professora Cíntia Pinheiro.

Durante todo o dia, serão promovidas, também, ações de educação, lazer, esporte, arte, cultura, cidadania, meio ambiente e animais, emprego e renda. Participam pais de alunos, professores e funcionários das escolas da Fundação Bradesco, além de profissionais da comunidade, como médicos, dentistas, advogados, psicólogos, cabeleireiros, entre outros.

LABED
O grupo de estudantes da LABED, doqual participam alunos dos cursos de fisioterapia, psicologia, nutrição, enfermagem, medicina e farmácia, estará inserido na população fornecendo, através de atividade lúdica, conselhos úteis para se evitar os mecanismos de lesão e estimular o retorno às atividades físicas, evitando a síndrome do descondicionamento, além de incentivar o controle da dor pelo relaxamento.

A atividade terá um momento onde a população poderá expressar a sua dor pelo “retrato da dor”, direcionado pela estudante de psicologia Thallita Mell, além de participar da oficina de relaxamento para o controle da dor, pela técnica da Eutonia, direcionada pelas acadêmicas Emyle Martins e Roberta Gonçalves. Serão disponibilizadas 40 vagas, direcionadas a idosos ou adultos.

Oficina de Bonecos – A atividade será coordenada por Mariana de Macedo Cunha e vai contar com a participação das alunas do curso de Psicologia Diana Barbosa Oliveira, Claudia Rosa Paulo de Carvalho, Maria Emanuelle Lopes Rios, Luana Andrada Viana e Vanessa de Vasconcelos Xavier que irão atuar como monitoras. A oficina vai disponibilizar 40 vagas e tem como foco o público adolescente.

A técnica da confecção dos bonecos foi desenvolvida pela própria Mariana que pretende, com esta atividade, trabalhar a consciência do cuidado com a natureza, não deixando de perceber o espaço do indivíduo no mundo.  “No fundo, o que a gente quer é criar a consciência de cuidar do planeta, preservando a natureza. Vamos começar fazendo com que a pessoa se perceba ali, seu corpo, seu espaço. Depois vamos desenvolver o trabalho de confecção do boneco, mas atentando que, com o material reciclável, se pode fazer uma infinidade de coisas, explica Mariana.

Além da consciência ecológica, a estudante pretende estimular os participantes a levar este ideal para si mesmos. “No final da atividade, pretendemos levar os participantes a refletirem: ‘o que posso reciclar em mim? ’”. Fica a pergunta!