BTCA apresenta "Urbis in Motus" na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Projeto multimídia une dança, vídeo e intervenção urbana para discutir misoginia, racismo e LGBTfobia

Para o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), abril, Mês da Dança, começa com mais uma apresentação de “Urbis in Motus” no circuito de universidades de Salvador. Estreado no último mês de novembro, este mais novo projeto artístico da companhia pública de dança da Bahia chega à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no dia 4, às 18h30, no Campus Cabula. Interação de performance e coreografia ao vivo, videomapping e intervenção urbana, a criação parte de temas urgentes que resguardam a diversidade e mobilizam lutas de minorias sociais: misoginia, racismo e LGBTfobia – pautas oportunas de serem refletidas com o público de estudantes acadêmicos.

“Urbis in Motus” (“cidade em movimento”, em latim) é uma proposição de Davi Cavalcanti (VJ Gabiru) juntamente com o diretor artístico do BTCA, Antrifo Sanches, e a assessora artística da companhia, Dina Tourinho, com o suporte do Núcleo de Pesquisa do Balé. Dois artistas-pesquisadores foram convidados para desenvolver as coreografias com a companhia: os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e diretores teatrais Djalma Thürler, instigado pelas questões de LGBTfobia, e Meran Vargens, com o tema da misoginia. Já a pauta do racismo é abordada em um videodança, exibindo um solo do bailarino Renivaldo Nascimento (Flexa II).

Para este trabalho coletivo e reflexivo, o BTCA e sua equipe, diretores e coreógrafos, assim como os criadores do figurino e da trilha sonora, atuaram de forma dialógica e imersiva por um período de três meses. Questionar intolerâncias e acionar diferentes linguagens artísticas para expressar poeticamente a defesa das liberdades foram os guias desta produção.

Urbis in Motus – Balé Teatro Castro Alves
Concepção: Davi Cavalcanti (VJ Gabiru), Antrifo Sanches e Dina Tourinho
Direção Coreográfica: Djalma Thürler, Meran Vargens e Renivaldo Nascimento (Flexa II)
Onde: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública