Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública promove curso de Assistência à Vítima Politraumatizada

Curso é voltado para estudantes da Bahiana e público externo.

O curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizará, no dia 20 de junho, no Campus Cabula, o curso de Assistência à Vítima Politraumatizada: uma abordagem multidisciplinar. Com carga horária de 10 horas, o programa é vinculado ao componente curricular de Primeiros Socorros e ocorrerá das 8h às 18h. Serão disponibilizadas 50 vagas, e o valor da inscrição é de R$ 60,00, para alunos da Bahiana, e R$ 70,00, para o público externo.

O curso visa fornecer conhecimento teórico e prático sobre como atender uma vítima de politrauma, considerando uma abordagem multidisciplinar a partir da possibilidade de múltiplas lesões.  O conteúdo programático está dividido em: o que é trauma? Quais os tipos? Aspectos epidemiológicos; Avaliação Primária e Secundária na abordagem à vítima politraumatizada; Traumatismo craniano; Trauma de tórax, abdominal e de extremidades; Imobilização cervical, de membros e coluna; Retirada de capacete, além de rolamento e colocação na prancha.

O curso será ministrado em dois momentos: uma parte teórica, com abordagem sobre o trauma e como assistir à vítima politraumatizada e uma parte prática, com estações de simulações de situações.

O trauma é a primeira causa de morte na população de 1 a 44 anos. É uma situação que atinge, principalmente, a população economicamente ativa e resulta em consequências sociais de elevado custo. Diante disso, é importante que estudantes e profissionais de saúde se capacitem nesse ramo de atendimento às vítimas politraumatizadas.

Clique aqui para realizar sua inscrição.