Bem-vindos Novos da Bahiana 2010.2

Os estudantes realizaram um tour pelo ?Bairro Ecológico da Bahiana?

Nem mesmo a chuva conseguiu esfriar o clima de expectativa dos Novos da Bahiana – estudantes aprovados no Processo Seletivo Formativo de 2010.2 – que participaram da Recepção aos Calouros, realizada pelo Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP) na Unidade Acadêmica Cabula, na manhã de sexta-feira (09/07).

O início da programação contou com uma breve apresentação de cada coordenador de curso de graduação. O prof. Geraldo Argolo, coordenador de Biomedicina, destacou que o curso da Bahiana oferece uma infra-estrutura própria com equipamentos e um laboratório completo de Análises Clínicas, campo amplo de trabalho para o biomédico. A segunda coordenadora a se apresentar foi a profa. Maria de Lourdes Gomes, do curso de Enfermagem.  Ela falou da intensa atuação prática dos estudantes que logo no início do curso têm contato com pacientes, realizando atividades práticas supervisionadas.

Com grande simpatia, a coordenadora do curso de Fisioterapia, profa. Roseny Ferreira, falou aos futuros fisioterapeutas das possibilidades de realizarem pesquisas acadêmicas e apresentou a residência em Fisioterapia como um grande diferencial no curso da Bahiana.

O Serviço de Psicologia foi o mote da apresentação da coordenadora do curso, Profa. Mônica Daltro. Em sua apresentação, ela deixou claro que a Psicologia é extremamente valorizada na Bahiana e que, em todas as graduações, os estudantes vão lidar com, pelo menos, uma disciplina do curso.

A residência e o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (Cabula) – Unidade de Saúde Odontológica foram alguns dos diferenciais apresentados pelo professor Urbino Tunes, coordenador do curso de Odontologia. Outro ponto forte apresentado por ele foi o internato realizado no Hospital Roberto Santos. A iniciativa é única para cursos de Odontologia, na Bahia e extremamente rara em todo o país.

Após a fala do professor Urbino Tunes, a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, Ana Joaquina Mariani Passos apresentou o curso e o Serviço de Terapia Ocupacional que é oferecido no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana, em Brotas, no qual os estudantes participam de estágios supervisionados, atendendo e acompanhando pacientes. Ela se colocou a disposição para que osNovos da Bahiana dos demais cursos possam procurá-la a fim de saber  mais sobre a profissão do terapeuta ocupacional e qual lugar ele ocupa hoje no mercado de trabalho.

Por fim, a Dra. Maria Luísa Soliani, diretora da Bahiana, apresentou o curso de Medicina, representando a coordenadora Dra. Marta Menezes, por esta encontra-se em viagem de estudos.  Além de falar da estrutura do curso, a diretora também falou um pouco da história da Escola, seus principais valores e da preocupação da Bahiana em formar pessoas para o mundo contemporâneo, e não apenas profissionais. Também participaram das atividades a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, Luiza Ribeiro, a coordenadora do NAPP, Maria Angélica de Abreu, a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dra. Kátia Sá, além das secretárias e supervisores pedagógicos das Unidades Acadêmicas da Bahiana.

A programação seguiu com a apresentação do vídeo “O que a Bahiana tem. O que é que a Bahiana quer. O que é que a Bahiana e faz” que mostra, entre outras coisas, a missão, a visão, os valores e os principais objetivos, serviços e realizações da instituição.

Em seguida, os estudantes foram separados em grupos e realizaram um tour pelo ‘Bairro Ecológico da Bahiana’ – Unidade Acadêmica Cabula. Eles puderam conhecer os pavilhões de aulas, laboratórios, as unidades administrativas e o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana – Unidade de Saúde Odontológica.

Durante o percurso, os Novos da Bahiana produziram imagens que foram utilizadas em uma apresentação realizada posteriormente no auditório, com o objetivo de ilustrar o que a Bahiana significava em suas trajetórias pessoais e como eles fariam parte de sua história.

Além das atividades realizadas na manhã da sexta-feira, outro ponto que deixou os Novos da Bahiana entusiasmados foi o modelo do Processo Seletivo Formativo, primeiro no Brasil e que propõe um momento reflexivo com a realização de atividades vivenciais e ainda uma avaliação composta por provas elaboradas a partir de eixos temáticos.

“O processo de seleção da Bahiana já apresenta uma vontade de querer inovar. É um projeto diferente. A expectativa para os próximos seis anos é muito grande”, declara Bruno Cobas, calouro de Medicina.

Para a ex-jornalista e atual caloura de Enfermagem, Ana Cristina Ribeiro, a troca de área se deu pela intensa convivência com a saúde, por conta de sua família. Ela conta que já cursava Enfermagem em Recife e, com a transferência de seu marido para Salvador, teve de fazer um novo vestibular. Não deu outra. Foi aprovada na Bahiana e hoje é mais uma Nova na casa. Ana Cristina diz que o que mais a impressionou foi o fato de o curso de Enfermagem apresentar atividades práticas já logo no início.  “Lá, em Recife, começamos com um pouco de prática somente a partir do 4º semestre”.

André Barcelos, calouro de Medicina, afirma que o Processo Seletivo Formativo “foi uma mudança para melhor. Foi considerado um conteúdo mais voltado para quem vai entrar na Bahiana e também mais relacionado com o que a gente vai trabalhar nos próximos anos”. Ele conta que se sentiu bem acolhido pela Bahiana, “as expectativas são as melhores e com isso que aconteceu aqui, percebo que a Bahiana é mais família, é como um colégio, você não se sente largado. Sinto também que você está mais ligado com a galera. Você também sente a presença e participação da comissão (professores)”.

Sejam bem vindos!

FOTOS_CALOUROS_2010_2_350X255_(35).jpg