Bahiana realiza XIV Feira de Saúde na Paróquia de Brotas

Evento teve consultas gratuitas de diversas especialidades médicas.
04/06/2018

Bahiana realiza XIV Feira de Saúde na Paróquia de Brotas

Evento teve consultas gratuitas de diversas especialidades médicas.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública promoveu, no último sábado (26), a XIV Feira de Saúde na Paróquia de Brotas. O evento ocorreu no Centro Comunitário, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Brotas, e contou com a participação da comunidade local, de alunos, professores e médicos da Bahiana.

A feira teve foco na promoção da saúde e prevenção de doenças e ofereceu atendimentos gratuitos em pediatria, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, educação postural, prevenção da saúde, informações sobre o câncer de mama e de colo de útero e vacinação. Foram também disponibilizadas instruções sobre a escovação de dentes e serviços de corte de cabelo.

A coordenadora do evento, Dra. Eliana de Paula, ressaltou a importância da feira: “é uma oportunidade das mais especiais para nós todos. Já há 14 anos que participamos, juntamente com o grupo de voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Brotas, da organização dessa feira. Esse evento está alinhado com os valores da Bahiana. É uma grande oportunidade, na qual o nosso corpo docente e discente se vê aplicando, no dia a dia, os seus conhecimentos. Mas não é só uma questão técnica, é muito mais uma questão de interação, de relações interpessoais, de servir à comunidade que tanto nos dá”.

A colaboração entre a Bahiana e a Paróquia de Brotas na idealização desse evento viabiliza uma série de benefícios para a comunidade, conforme explica Paulo Simoni, presidente do Centro Social Comunitário: “é um benefício muito grande, porque tem pessoas carentes aqui que não têm plano de saúde e, muitas vezes, precisam marcar pelo SUS”.

O evento teve a presença de muitas pessoas da comunidade de Brotas. Muitos moradores já frequentam a feira há bastante tempo. Rosa dos Santos, que utilizou o serviço de atendimento clínico, relatou sua experiência: “Acho muito bom. Eu moro aqui perto, frequentoi a paróquia e todo ano eu participo para fazer uma avaliação”.

Um dos temas muito enfatizados na ocasião foi “Saúde da mulher”. Estudantes fizeram atividades de conscientização relacionadas à temática. A professora Cristiana Gomes, que leciona uma disciplina relacionada à saúde da mulher, na Bahiana, fala sobre como a medicina preventiva precisa estar em evidência: “Para os acadêmicos, é muito importante participar e se inserir na realidade das pessoas, promovendo a prevenção de câncer de colo de útero, do câncer de mama e tantas outras doenças, como diabetes e hipertensão”, disse ela.

Um grupo bastante ativo na Feira de Saúde foi o dos médicos da Bahiana que estavam realizando as consultas. Dr. Luiz Queiroz, coordenador da Clínica Ambulatorial, falou sobre o impacto que uma feira gratuita como essa tem na sociedade: “Primeiro, impacta pessoalmente, fortalece em nós a mentalidade do serviço, faz com que a gente fortaleça a ideia de que estamos aqui para servir ao próximo e, ao mesmo tempo, é educativo, porque a Escola Bahiana de Medicina é uma escola de saúde e precisa ensinar aos nossos estudantes que o serviço é a parte mais importante da área da saúde”, afirmou.

Joilson Barreto, estudante do 1º semestre de Medicina, destacou o caráter agregador da atividade: “Como estudante do primeiro semestre, eu vejo a feira como oportunidade de a gente estar tendo o primeiro contato, no caso, com a comunidade mesmo, com os próprios pacientes”.

Entre os colaboradores da feira, estava presente também o Hospital Humberto Castro Lima (HHCL), referência no ramo da oftalmologia. O Dr. Iram Cerqueira, que estava entre um dos representes do hospital, falou da relevância de participar dessa atividade: “A importância da ação social, no sentido da oftalmologia, é chamar atenção para a saúde dos olhos mesmo. O hospital é uma instituição filantrópica que trabalha com o SUS, e a gente tem esse objetivo de estender, ir além das fronteiras, e mostrar, para quem não conhece, a qualidade do serviço que a gente presta lá, sempre com enfoque no ser humano e, mais do que tudo, na saúde ocular”, disse ele.

Confira as fotos.

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936