Bahiana realiza palestra sobre finanças e investimentos

Evento teve o objetivo de proporcionar educação financeira aos colaboradores e alunos.

A Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizado da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (GEPAP) promoveu a palestra “Você cuida bem do seu dinheiro?” nos dias 29 de agosto, 4 e 5 de setembro. O evento foi aberto a colaboradores e alunos da instituição, acontecendo nos campi de Brotas e Cabula. Os assessores de investimentos autônomos da BRX Invest, Yago Barbosa Santana e Matheus Rodrigues de Miranda Queiroz foram convidados para discorrer sobre a temática.

Desde 2013, a Bahiana investe em ações em prol da educação financeira, sendo o GEPAP responsável por implementar essas iniciativas. Conforme explica Itana Rocha (GEPAP), foi percebido que os colaboradores apresentavam alto nível de endividamento, o que resultava na tomada de empréstimos e outros recursos similares por parte dos mesmos, tornando-se isso um ciclo de difícil saída. Diante desse cenário, o programa de educação financeira se constituiu numa alternativa de melhorar esses índices.

“Tivemos a ideia de orientar os colaboradores de forma personalizada e, posteriormente, promover palestras”, acrescenta Itana. Seguindo esse escopo, esse ano, a grande novidade foi o conteúdo com foco em investimento. Assim, os palestrantes convidados explanaram os assuntos de forma bastante acessível, uma vez que o campo é pouco conhecido da grande maioria das pessoas.

Os pontos elucidados na palestra foram: o papel do assessor de investimento, Sistema Financeiro Nacional (FSN), conceitos básicos (inflação, Selic, indicadores etc.), funcionamento do mercado financeiro e de capitais, tipos de investimentos e a importância da educação financeira.

Yago Barbosa Santana pondera quanto à relevância do planejamento financeiro: “é importante para que se tenha uma melhor qualidade de vida ou para que chegue o momento em que você possa parar de trabalhar e fazer com que o dinheiro trabalhe por você. Uma saúde financeira significa poder viajar, trocar de carro ou de casa sem adquirir dívidas, todas essas atitudes envolvem um bom planejamento financeiro”, conclui.

Yago explorou os diversos tipos de investimentos a partir do perfil do investidor, seja ele conservador, moderado ou agressivo. Destacou ainda que o papel do assessor é definir qual investimento se adequa melhor para cada pessoa. Por exemplo, para uma pessoa que possui um perfil conservador, atualmente, seria indicada uma previdência privada, renda fixa ou títulos públicos. Já para alguém com o perfil moderado, há os fundos multimercados, fundos imobiliários e fundos que possuem um pouco de investimento em ações. As pessoas mais agressivas podem investir diretamente em ações, fundos de ações, fundos estrangeiros.

Então, de acordo com o assessor autônomo, para cada perfil de investidor há uma modalidade de investimento, levando em consideração que hoje existem mais de 70 tipos de investimentos no mercado. Por isso, é essencial que se conheça bem esse setor para que seja possível alcançar a liberdade financeira através de decisões mais assertivas possíveis.

Foi o que buscou Luis Alberto, auxiliar de contas a receber, ao participar do evento. Ele relata ter se interessado muito pelos tópicos levantados, pois pretende investir em breve, e disse que a palestra o ajudou a esclarecer diversas dúvidas sobre investimento.

Confira as fotos.