Alunos da Bahiana são premiados no 7º Congresso do Setor IV do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Encontro científico ocorreu em Salvador.
08/10/2018

Encontro científico ocorreu em Salvador.

Estudantes do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública conquistaram o prêmio de “Melhor Tema Livre” no 7º Congresso do Setor IV do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O evento aconteceu de 06 a 08 de setembro, no Hotel Deville Prime, em Salvador. Os alunos foram orientados pela professora Dra. Ana Célia Romeo, que ministra a disciplina Técnica Operatória e Cirurgia Experimental II.

Os discentes premiados foram Fernanda Silva Atta, Danielle Freitas Serafim, Ana Catharina Pinho Costa, Alan German Carvalho Uzquiano, Talita Góes de Almeida, Natália Consuelo Figueiredo, Letícia Souza Sancho, André Costa Meireles, Caroline Novis, Giulliano Rodrigues de Britto, João Pedro Souza Santos e Mário Viana Rodrigues. Eles fazem parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Emergência e Trauma e apresentaram o trabalho "Registro soteropolitano de trauma em unidade de terapia intensiva (RESOTUTI): projeto piloto".

O grupo também conquistou cinco menções honrosas com a apresentação dos temas livres "Tratamento cirúrgico versus tratamento conservador em vítimas de trauma hepático", "Traumatismo hepático: descrição de desfechos", "Tratamento cirúrgico versus tratamento conservador em vítimas com lesão esplênica", "Metodologia de treinamento de monitores do curso teórico-prático em cirurgia: proposta inovadora de desenvolvimento de habilidades cirúrgicas na graduação médica" e "Abordagem teórico prática dos abscessos, cistos e lipomas: modelo de ensino de técnicas cirúrgicas ambulatoriais no curso de Medicina executado por uma liga acadêmica", estes dois últimos descrevendo a metodologia de ensino aplicada na disciplina de TOCE II da Bahiana.

Outra conquista ocorreu durante o congresso: o professor Dr. Rinaldo Antunes Barros, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA), recebeu menção honrosa pelo seu trabalho “Iniciativa Choosing Wisely no trauma: implantação da lista de recomendações”.

O 7º Congresso do Setor IV do Colégio Brasileiro de Cirurgiões é um evento científico que busca discutir, por meio de uma ampla visão, as atualizações profissionais nos diversos campos de atuação dos cirurgiões.

Confira as fotos.

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936