Bahiana recebe representantes da Universidad de Guadalajara

Encontro com docentes possibilitou o planejamento de ações de parceria entre as duas instituições.

A parceria entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a Universidad de Guadalajara, recentemente firmada, encontra-se em fase de planejamento para a oferta de componentes curriculares em modalidade de intercâmbio e EAD por ambas as instituições, já em 2019. Neste sentido, a Bahiana recebeu, no dia 13 de novembro, a visita das representantes da universidade mexicana Prof.ª Estela Maricela Villalón de La Isla e Prof.ª Paloma Fernandez Ruiz.

Acompanhadas pela gestora do Núcleo de Relacionamento Institucional e Internacionalização da Bahiana (REAII), Antonieta Araújo, as visitantes encontraram-se com a reitora da instituição, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, e participaram de reuniões com representantes da Pós-Graduação e da Graduação.

O primeiro encontro, realizado no Campus Brotas, contou com a participação dos coordenadores dos cursos de Mestrado em Medicina e Saúde Humana, Dra. Ana Marice Ladeia e de Tecnologias em Saúde, Dr. Marcos Almeida, das pró-reitoras de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria de Lourdes Freitas Gomes e de Extensão, Carolina Pedroza, além de outros membros da Pós-Graduação.

No turno da tarde, as visitantes estiveram no Campus Cabula para um encontro com as coordenadoras dos cursos de Enfermagem, Simone Passos, e Psicologia, Sylvia Barreto. A programação contou com uma visita guiada pelas instalações da unidade acadêmica.

Durante os encontros, foram apresentadas às mexicanas as matrizes curriculares dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Bahiana. Por sua vez, Estela Maricela falou sobre disciplinas e projetos desenvolvidos pela Universidad de Guadalajara. Segundo Estela Maricela, “a ideia é promover a internacionalização entre as duas instituições, por meio do intercâmbio entre estudantes e da oferta de disciplinas em EAD para os acadêmicos que não têm a possibilidade de realizar a mobilidade”.

A gestora do REAII conta que, inicialmente, o grupo de trabalho estuda a possibilidade de a Bahiana oferecer aos acadêmicos mexicanos as disciplinas de Metodologia e Escrita Científica. Por outro lado, a Universidad de Guadalajara oferecerá as disciplinas de Epidemiologia e Determinantes Sociais da Saúde.