Bahiana marca presença em evento comemorativo da maternidade Tysilla Balbino

A comemoração dos 60 anos da unidade de saúde contou com homenagens a profissionais e pacientes.

A manhã do dia 15 de março foi dedicada às celebrações referentes aos 60 anos da maternidade Tysila Balbino, parceira da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública através da especialização em enfermagem obstétrica. O evento contou com a presença de representantes religiosos e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - SESAB, além de colaboradores e pacientes da Tysilla Balbino.

A diretora da maternidade e coordenadora da especialização em enfermagem obstétrica, Rita Calfa, conta que a parceria com a Bahiana foi pensada em 2012, quando ela foi convidada a escrever o projeto do curso. Assim, as turmas foram iniciadas em 2013, e desde então, são oferecidas duas turmas por ano. “A comemoração dos 60 anos da maternidade também marca o início da 13ª turma da especialização. Temos uma média de 500 enfermeiras obstétricas formadas pela Bahiana a partir dessa parceria”.

Rita explica que, a cada semestre, a matriz curricular é revisada, “atualmente, são destinadas 40 horas para o estágio em ambulatório geral, setor onde é realizado o pré-natal de alto risco, e mais 30 plantões em centro obstétrico, no qual os estudantes fazem desde o acolhimento com classificação de risco, incluindo a assistência ao parto até o alojamento”. Vale ressaltar que todo o curso está de acordo com as portarias do Ministério da Saúde e do sistema Cofen-Coren, com isso, o estágio possui a supervisão e o acompanhamento de enfermeiras obstétricas em tempo integral.

A diretora esclarece ainda que as práticas da especialidade em questão são tradicionais na maternidade, sendo a Tysilla Balbino referência no estado em obstétrica: “Por meio do estágio, a Bahiana proporciona aos alunos um aprendizado diferenciado em uma unidade de saúde reconhecida. Lembrando que também temos parceria com as instituições públicas Maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras e Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira da Mansão do Caminho”.

A Subsecretária de Saúde do Governo do Estado e médica neonatologista, Tereza Paim, parabenizou a iniciativa e acrescentou que a Tysilla Balbino comemora, na mesma ocasião, a inauguração do posto de coleta de leite, um grande auxílio para os recém-nascidos. “A maternidade tem uma importância fundamental porque ela sempre foi administrada de forma a atender o ensino, o que contribui para a melhoria da qualidade do serviço. Já vivenciei a unidade enquanto interna e essa experiência foi enriquecedora”.

Anderson Santos, enfermeiro e vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia - Coren-BA, esteve presente representando a presidência. Ele destaca que a unidade possui 60% do corpo de colaboradores composto por técnicos e profissionais da enfermagem através da enfermagem obstétrica.

A enfermeira e aluna da especialização da Bahiana, Elaine Sena, pontua que a experiência numa pós-graduação da instituição foi bastante proveitosa, pois “os profissionais envolvidos no curso são capacitados e atenciosos”. Além disso, a estudante relata que foi paciente da maternidade há 5 anos: “Vivenciei a Tysilla como paciente, quando minha filha nasceu e, posteriormente, como estudante. Em ambos os momentos, fui muito bem acolhida”.