Curso de Odontologia inicia preparação para a XVIII Jornada de Odontologia da Bahiana (JOBA)

Odontologia estética foi o foco de 1º momento da Pré-Joba.

As atividades para a Jornada Odontológica da Bahiana (Joba) começaram. No dia 20 de março, ocorreu o 1º momento da Pré-Joba, no Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A temática do evento foi “Odontologia Estética: limites, critérios e possibilidades” e contou com a palestra das profissionais prof.ª Dra. Andréa Araújo de Nóbrega Cavalcanti, prof.ª Dra. Juliana Felippi de Azevedo Bandeira e prof.ª Dra. Paula Mathias de Morais Canedo.

O coordenador do curso de Odontologia, Urbino Tunes, realizou a abertura do encontro cumprimentando os alunos e saudando as palestrantes: “Fazer a abertura da Pré-Joba com esse trio se torna fácil. Essas professoras são o que há de melhor na área estética da Odontologia no país. São 21 anos de curso de Odontologia aqui na Bahiana, e é uma honra celebrar dessa maneira”.

O prof. Dr. Fernando Bastos, coordenador da Joba, contou como o processo de produção do encontro aconteceu. “Esse evento é fruto do trabalho de toda a comissão acadêmica, que executou tudo com muita dedicação. Discutimos, nesse momento, quais os limites da odontologia estética e como isso afeta o trabalho dos cirurgiões-dentistas”.

Durante a palestra, foram apresentados os pilares da odontologia estética: ética, conhecimento, técnica e tempo. A Dra. Paula Mathias de Morais Canedo destacou que, como atualmente no mundo existe um foco maior na aparência, a odontologia precisa atuar cada vez com estar atenta em atuar sempre com mais respeito. “A área estética busca o equilíbrio entre o que paciente deseja e o que o dentista pode oferecer. É essencial tratar desse tema nesta Joba. Estar numa jornada é o momento de ápice de uma instituição, não só porque traz conhecimento mas porque possui união, e essa é a Joba da maturidade”.

As professoras Dra. Andréa Araújo de Nóbrega Cavalcanti e Dra. Juliana Felippi de Azevedo Bandeira abordaram como ocorreram as mudanças estéticas no campo da odontologia ao longo do tempo e como a evolução de pesquisas e teorias sobre técnicas de odontologia contribuíram para a formação do profissional da contemporaneidade.

Diversos alunos da Bahiana estiveram presentes na Pré-Joba. A estudante do 10º semestre de Odontologia, Ione Figueiredo, compartilhou a sua percepção do encontro. “O evento foi muito interessante, pois agregou bastante conteúdo para a nossa formação, principalmente porque a odontologia do futuro está muito focada na estética”.

Pré-Joba 2º Momento

Estética do Sorriso será o tema da segunda Pré-Joba que acontece no dia 24 de abril, a partir das 18h, no Auditório I do Campus Cabula. A palestra será realizada pelo Prof. Dr. André Wilson Machado.

Confira a galeria de fotos.