Curso de Medicina da Bahiana participa da Semana Mundial do Sono

Evento contou com atividades em toda a Bahia.

“Dormir Bem é Envelhecer com Saúde”. Esse foi o tema adotado pela Academia Americana de Medicina, em 2019, para celebrar a Semana Mundial do Sono. O evento aconteceu entre 9 e 17 de março, e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou atividades nas cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Irecê, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Alagoinhas, sob coordenação da prof.ª Dra. Cristina Salles. O foco dos encontros deste ano foi chamar atenção para a importância do sono no funcionamento adequado do organismo.

A abertura da Semana Mundial do Sono na Bahia ocorreu no Campus Brotas da Bahiana, com um seminário, sobre o tema central do evento, voltado para profissionais e acadêmicos de diversas áreas da saúde, como medicina, odontologia, fisioterapia e fonoaudiologia, além dos envolvidos com os distúrbios do sono.

As atividades das cidades do interior da Bahia tiveram como objetivo atender a população idosa. Os alunos de Medicina da Bahiana participaram aplicando cerca de 1.500 questionários, com o intuito de tirar dúvidas sobre a qualidade e a quantidade de horas do sono de cada participante do evento.

Durante a Semana Mundial do Sono, houve discussões acerca de como pessoas que apresentam qualidade e quantidade de sono comprometidos têm maiores chances de desenvolver doenças, como obesidade e diabetes. A Bahiana participa desse evento mundial há três anos.