Notícias

Notícias

Bahiana lança Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde

Cerimônia acontece no dia 2 de abril, com palestra do professor Virgílio Bastos.

compartilhe

“Pesquisa no âmbito da Prática Profissional em Psicologia: desafios contemporâneos”. Está será a palestra ministrada pelo professor e pesquisador Virgílio Bastos que marcará o lançamento do curso de Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde do Programa de Pós-Graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que acontece no dia 2 de abril, às 17h, na sala 206, pavilhão III do Campus Brotas, na Av. Dom João VI, nº 306.

Este será o primeiro mestrado em Psicologia na modalidade profissional em Salvador e um dos poucos no país. O curso tem como principal objetivo preparar profissionais da psicologia e de áreas correlatas para realizar pesquisas aplicadas a processos de intervenção em clínica ampliada, ambulatorial e em contextos hospitalares. Nessa perspectiva, o curso propõe desenvolver tecnologias de cuidado, contemplando temas emergentes em psicológica e saúde e interligando o conhecimento teórico-metodológico com sua aplicabilidade nos campos de atuação. Mais informações: http://pos.bahiana.edu.br/psicologia/.

"O mestrado profissional se caracteriza por ser voltado para a capacitação e qualificação do profissional em campo. Ele tem o mesmo valor que o mestrado acadêmico, porém com a seguinte diferença: que, nesse caso, a produção a ser desenvolvida durante o curso não é exclusivamente teórica", salienta a coordenadora do programa, prof. ª Dra. Mônica Daltro, exemplificando que o mestrando pode apresentar o produto final de sua pesquisa em formato de vídeo, texto, cartilhas, jogos, softwares, sites etc.

Segundo a professora, o curso tem o mesmo reconhecimento social e legal que tem um programa acadêmico. “Com isso, o mestrando pode avaliar algum programa ou ferramenta desenvolvida no seu próprio campo de trabalho, como, por exemplo, descrever um modelo de acolhimento aos pais de crianças atendidas numa unidade de saúde ou criar uma cartilha de orientação para cuidadores de idosos, garantindo, é claro, uma fundamentação teórica. ”

A professora do curso Dra. Marilda Castelar destaca que, no mestrado profissional, a ideia é de que o estudo se volte para a atuação já exercida pelo profissional, a fim de enriquecê-la. "O produto teórico de uma dissertação tem sido algo que assusta muito o profissional que está ligado a uma atividade mais objetiva, mais prática, do seu dia a dia. A ideia é que ele consiga solucionar problemas que estão no cotidiano do seu trabalho, do que ele está vivendo. Isso vai ser de grande ajuda e vai alavancar a sua carreira, sem trazer uma dupla jornada de trabalho que é escrever uma dissertação com todas as exigências que a gente se autoimpõe".

O novo mestrado da Bahiana, que tem suas aulas concentradas às sextas-feiras e aos sábados, traz como linhas de pesquisa: “Psicologia e Intervenções em Contextos Hospitalares” e "Práticas de Cuidado e Processos de Intervenção em Clínica Ampliada".

Psicologia e Intervenções em Contextos Hospitalares

A linha de pesquisa focaliza o aprimoramento de profissionais e o desenvolvimento de investigações e de tecnologias de atendimento na interface entre a Psicologia e os diversos problemas de saúde em espaços hospitalares.

Práticas de Cuidado e Processos de Intervenção em Clínica Ampliada

Essa linha de pesquisa volta-se ao desenvolvimento de pesquisas e de ferramentas advindas do conhecimento psicológico aplicado a diferentes práticas de cuidado no campo da clínica ampliada e da clínica em contextos privados e públicos que contemplem a saúde mental.

"O conceito de clínica ampliada reúne todas as intervenções no campo da saúde mental, que não necessariamente sejam realizadas dentro de um consultório tradicional. Contudo, a clínica tradicional também está contemplada como campo de estudo nessa linha, um psicólogo pode discutir como o racismo se coloca em sua prática clínica e construir, no âmbito do mestrado, um vídeo de orientação ao enfrentamento do racismo", explica a docente do curso, Dra. Marilda Castelar.