LABED participa de ação do Dia Internacional da Fibromialgia

Acadêmicos se reuniram com os integrantes do grupo Gente de Fibra.

Estudantes da Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor (LABED) participaram de um encontro com os pacientes do grupo Gente de Fibra, no dia 19 de maio, no Parque da Cidade, pela passagem do Dia Internacional da Fibromialgia, data que marca a luta pela consciência, respeito e representatividade da doença.

A programação contou com a apresentação dos propósitos e objetivos de uma liga acadêmica e as atividades realizadas, em particular, pela LABED. O encontro proporcionou a realização de uma escuta dos integrantes do grupo. "Perguntamos o que seria dor para eles, o que melhorava e o que piorava essa dor. Realizamos uma dinâmica na qual se escrevia em um papel uma palavra ou frase do que a fibromialgia significava para eles (...). Eles deram sugestões de como ajudar, tentando solucionar aquela situação. Com isso, eles perceberam que não estavam sozinhos e que podiam se ajudar e se autocuidar", relata o professor do curso de Fisioterapia e coordenador da LABED, Bruno Goes.

Também integrou a programação uma atividade de dança envolvendo movimentos de relaxamento e resistência muscular. O encontro foi finalizado com um piquenique de congregação.

“Estar presente nessa tarde, nos mostrou o quanto é importante a escuta e o poder dela. Percebemos o quão negligenciada essa doença é, principalmente os seus sintomas. Desacreditam da dor que elas sentem e julgam quando não conseguem realizar suas atividades, aumentando ainda mais o quadro de ansiedade e depressão, tão presentes na dor crônica”, declara a estudante do 7º semestre do curso de Fisioterapia Eduarda Taine do Val Reis. Segundo ela, o respeito e a empatia são os primeiros passos para o cuidado efetivo da dor. “Com certeza, essa atividade nos marcou e transformou o nosso cuidar profissional e o nosso olhar humano, além de ratificar a importância da interdisciplinaridade no âmbito da saúde. ”