SAEME representa Brasil no World Conference da WFME em Seul

Encontro evidenciou a importância das agências creditadoras na garantia da qualidade da educação médica no mundo.

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), o mesmo que acreditou o curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, recebeu certificação internacional da World Federation For Medical Education (Federação Mundial de Educação Médica – WFME), órgão internacional que tem por objetivo promover a melhora da qualidade da educação médica no mundo.

Em abril, na cidade de Seul, na Coreia do Sul, foi realizado o World Conference da WFME, com a participação de cerca de mil pessoas, e o Brasil foi representado pelo SAEME, nas pessoas dos professores Milton Arruda Martins, coordenador geral, e Patrícia Tempski, secretária executiva do órgão. Também estiveram no evento o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Brito Ribeiro, e o conselheiro Jeancarlo Cavalcante. O encontro teve como tema a garantia da qualidade da educação médica no século 21.

A programação da conferência abarcou discussões sobre a acreditação de cursos de Medicina em cada país e o reconhecimento internacional das agências acreditadoras. A tônica principal do evento foi que a acreditação será o aspecto mais importante para a garantia da qualidade da formação médica na próxima década. Outro ponto discutido foi quanto ao equilíbrio necessário entre as exigências internacionais e a prioridade de formar médicos para as necessidades de cada país. O próximo congresso da WFME, em 2022, terá como tema a aprovação das novas diretrizes para a formação médica da WFME/OMS, a serem elaboradas nos próximos anos.

Leia mais: Acreditação do curso de Medicina da Bahiana alcança nível internacional