I Simpósio de bioimagem da Bahiana reúne grandes nomes da imagenologia

Evento foi fruto de TCC da turma do curso de Pós-Graduação em Bioimagem.

Com uma comunicação leve e amistosa, a técnica em radiologia, especializada em Ressonância Magnética e autora do site SIMPLIFICANDO RESSONÂNCIA, Joice Brandão, foi a primeira palestrante do I Simpósio de Ressonância Magnética da Bahiana, que aconteceu no dia 10 de agosto, no Campus Cabula, com a participação de mais de 120 inscritos. A mesa de abertura foi integrada pelos coordenadores do evento, Gabriel Queiroz, professor do curso de Biomedicina, e Geraldo Ferraro, coordenador dos cursos de graduação em Biomedicina e de Pós-Graduação em Bioimagem da Bahiana, além do professor Edson Oliveira, na ocasião homenageado pelos presentes.

O evento foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da turma de Pós-Graduação em Bioimagem da Bahiana e levou ao público palestras abordando diversas temáticas. Segundo o professor Gabriel Queiroz, o encontro teve como objetivo o aprimoramento de conhecimentos relacionados à prática de estudantes e profissionais da área. Além de Joyce, o simpósio reuniu nomes de peso, como os médicos-radiologistas André Boechat e João Ricardo Maltez, e os biomédicos e professores do curso de Biomedicina da Bahiana Edson Oliveira e Thomas Barros.

"O nosso curso de Pós-Graduação em Bioimagem não poderia passar a existir sem o entusiasmo de pessoas, como o professor Edson Oliveira. Ex-aluno da casa, ele, com muito esforço, tornou-se o profissional que é hoje", desta forma, o professor Geraldo Ferraro iniciou a homenagem ao professor Edson Oliveira, destacando sua vida acadêmica e sua trajetória profissional.

"Eu nasci dentro de uma família de técnicos de radiologia e me incomodava muito ver a falta de conhecimento que os técnicos tinham e a capacidade que eles poderiam ter. Hoje, depois de muitas dificuldades superadas na minha vida, sou professor desta instituição com muito amor". Estas foram as palavras de retribuição do professor Edson Oliveira pela homenagem recebida.

Juliana Meira, integrante da comissão organizadora discente e concluinte do curso de Pós-Graduação em Biomagem da Bahiana, explica que o projeto foi uma sugestão dos professores que os incentivaram a construir um Trabalho de Conclusão de Curso com um formato diferente: “Inicialmente, pensamos em fazer um evento sobre imagem, mas percebemos que a maioria da turma trabalha com ressonância e sentíamos carência de eventos desse tipo em Salvador”.

Reconhecida nacionalmente, Joice Brandão, que também é autora da publicação “Caderno de Estudos da Joice – guia definitivo para RM de crânio”, parabenizou a comissão do evento. “Eu me senti muito acolhida de verdade. Todo o evento foi muito bem organizado. Eles trouxeram pessoas de muito peso, com palestras muito enriquecedoras. Um evento realmente de alto nível”.

"O sucesso desse evento comprova que os estudantes que se formam com um trabalho de conclusão de curso como este simpósio serão profissionais de excelência no mercado", conclui Geraldo Ferraro.

Confira a galeria de fotos.