Notícias

Tendas na área verde integraram a programação da XIX MCC da Bahiana

Espaços contaram com rodas de conversa, debates e práticas de saúde integrativa.
21/10/2019


Tendas na área verde integraram a programação da XIX MCC da Bahiana

Espaços contaram com rodas de conversa, debates e práticas de saúde integrativa.

Durante todo o segundo dia, música, artesanato, gastronomia e até uma pequena feira de hortifrúti fizeram o diferencial da XIX Mostra Científica e Cultural da Bahiana, compondo a tradicional Tenda Cultural. As atividades foram coordenadas pela gestora e pela analista de Relacionamento Institucional, Fabiana Perin e Júlia Macêdo, e pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro. A programação contou com algumas atrações, como o grupo PRATOCAR, de colaboradores da Bahiana, a banda dos alunos do PET Odonto, participação de convidados e de quem quisesse apresentar seus talentos.
 

Tenda de Práticas Integrativas em Saúde
Práticas de aromaterapia, massoterapia, reflexologia podal e reiki foram disponibilizadas para o público na 19ª Mostra Científica da Bahiana, no dia 9 de outubro, por meio da Tenda de Práticas Integrativas em Saúde. “O objetivo dessa tenda foi proporcionar relaxamento por meio dos sentidos, como olfato, audição e tato”, relata a estudante de Psicologia, Paula Santiago, do 6º semestre, que esteve como monitora da iniciativa. Sob a coordenação da professora Renata Roseghini, além das práticas citadas, técnicas de terapia biomagnética e acupuntura auricular compuseram as atividades do dia, das 10h30 às 16h30.
 
    
 
Tenda de Educação Popular em Saúde
A Tenda de Educação Popular em Saúde contou com rodas de conversa sobre a saúde coletiva e outros temas, das 10h às 16h. “A criação da tenda, que também recebeu o nome de Paulo Freire, objetivou debater com a comunidade sobre a Educação Popular em Saúde na perspectiva inclusiva, de forma que as pessoas se sentissem partícipes e pudessem compartilhar os problemas da comunidade relacionando-os à saúde coletiva. As práticas integrativas e o trabalho com plantas medicinais, bem como a sabedoria ancestral, foram os principais temas motivadores para que ocorresse esse espaço”. Destaca o professor convidado Emmanuel Fernandes Falcão (UFPB).

As rodas de conversa foram divididas em dois temas: “O que é Educação Popular em Saúde?” e “EPS (Educação Popular em Saúde) na formação em saúde”. Além dessas rodas, ocorreram, também, práticas coletivas de cuidado. A tenda teve como coordenação as professoras Arlene Alves e Lavínia Boaventura.
 
     

 
Tenda Lúdica – Atividades brincantes
Uma das tendas deste ano foi coordenada pelas professoras de Psicologia Isabella Queiroz e Carla Sampaio para a realização de atividades brincantes. O objetivo da proposta, segundo Sampaio, é fazer um resgate da cultura lúdica, por meio do brincar entre pais e filhos, avós e netos. Quem chegava no espaço, podia interagir com brincadeiras, como Amarelinha, pular elástico e corda, dentre outras.

Isabella Queiroz complementa que a ideia era partir de uma sensibilização sobre cantigas de ninar: "O objetivo é resgatar um pouco desse ato que é o de colocar o bebê, desde o primeiro momento, em contato com a linguagem, que também envolve o corpo, a troca de afeto e de olhares, perpassados pela cultura". 
 
     



NOTÍCIAS RELACIONADAS | Leia também:
MCC 2019: uma mistura de ciência, arte, filosofia e amor
XVII Jornada de Iniciação Científica (PIBIC) é marcada pela interdisciplinaridade 
MCC também é Responsabilidade Social
PET Bahiana destacou-se na XIX MCC
Bahiana Verde é destaque na XIX MCC


Confira também:
Galeria de fotos do 1º dia da MCC
Galeria de fotos do 2º dia da MCC
Galeria de fotos do XIX Fórum de Pesquisadores da Bahiana

 

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-000
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936