Tendas na área verde integraram a programação da XIX MCC da Bahiana

Espaços contaram com rodas de conversa, debates e práticas de saúde integrativa.
21/10/2019

Tendas na área verde integraram a programação da XIX MCC da Bahiana

Durante todo o segundo dia, música, artesanato, gastronomia e até uma pequena feira de hortifrúti fizeram o diferencial da XIX Mostra Científica e Cultural da Bahiana, compondo a tradicional Tenda Cultural. As atividades foram coordenadas pela gestora e pela analista de Relacionamento Institucional, Fabiana Perin e Júlia Macêdo, e pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro. A programação contou com algumas atrações, como o grupo PRATOCAR, de colaboradores da Bahiana, a banda dos alunos do PET Odonto, participação de convidados e de quem quisesse apresentar seus talentos.

Tenda de Práticas Integrativas em Saúde
Práticas de aromaterapia, massoterapia, reflexologia podal e reiki foram disponibilizadas para o público na 19ª Mostra Científica da Bahiana, no dia 9 de outubro, por meio da Tenda de Práticas Integrativas em Saúde. “O objetivo dessa tenda foi proporcionar relaxamento por meio dos sentidos, como olfato, audição e tato”, relata a estudante de Psicologia, Paula Santiago, do 6º semestre, que esteve como monitora da iniciativa. Sob a coordenação da professora Renata Roseghini, além das práticas citadas, técnicas de terapia biomagnética e acupuntura auricular compuseram as atividades do dia, das 10h30 às 16h30.

Tenda de Educação Popular em Saúde
A Tenda de Educação Popular em Saúde contou com rodas de conversa sobre a saúde coletiva e outros temas, das 10h às 16h. “A criação da tenda, que também recebeu o nome de Paulo Freire, objetivou debater com a comunidade sobre a Educação Popular em Saúde na perspectiva inclusiva, de forma que as pessoas se sentissem partícipes e pudessem compartilhar os problemas da comunidade relacionando-os à saúde coletiva. As práticas integrativas e o trabalho com plantas medicinais, bem como a sabedoria ancestral, foram os principais temas motivadores para que ocorresse esse espaço”. Destaca o professor convidado Emmanuel Fernandes Falcão (UFPB).

As rodas de conversa foram divididas em dois temas: “O que é Educação Popular em Saúde?” e “EPS (Educação Popular em Saúde) na formação em saúde”. Além dessas rodas, ocorreram, também, práticas coletivas de cuidado. A tenda teve como coordenação as professoras Arlene Alves e Lavínia Boaventura.

Tenda Lúdica – Atividades brincantes
Uma das tendas deste ano foi coordenada pelas professoras de Psicologia Isabella Queiroz e Carla Sampaio para a realização de atividades brincantes. O objetivo da proposta, segundo Sampaio, é fazer um resgate da cultura lúdica, por meio do brincar entre pais e filhos, avós e netos. Quem chegava no espaço, podia interagir com brincadeiras, como Amarelinha, pular elástico e corda, dentre outras.

Isabella Queiroz complementa que a ideia era partir de uma sensibilização sobre cantigas de ninar: "O objetivo é resgatar um pouco desse ato que é o de colocar o bebê, desde o primeiro momento, em contato com a linguagem, que também envolve o corpo, a troca de afeto e de olhares, perpassados pela cultura".