Ciclo de palestras do NEAD discute informação em saúde

Edição terá como palestrante o professor Renato Sabbatini.

A edição do ciclo de palestras do Núcleo de Ensino a Distância da Bahiana (NEAD) terá como palestrante do mês o professor Renato Sabbatini, que realizará a palestra "A importância da Informação em Saúde", no próximo dia 12 de novembro, às 20h. A palestra é aberta ao público e os interessados devem realizar suas inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSciaTjxZXhyyAtPRJHJb8pVLGEJIq0Vf1TnuGmTvbNuDjPB0Q/viewform.

A palestra não só abordará a aplicação das novas tecnologias na área da saúde como também irá explanar os registros individuais de dados de informações demográficas, pessoais e de saúde, absolutamente necessários para a prática clínica. Trata-se dos Sistemas de Registros de Saúde, os S-RES, que são dados armazenados eletronicamente.

Entre os aspectos a serem destacados pelo palestrante estão: o formato e os padrões de representação da informação, como as terminologias específicas de cada área: CID, NANDA, CIPE, LOINC, SNOMED CT etc.; os bancos de dados e os softwares; os dados estruturados; os aspectos relevantes da ética e da profissão; as legislações que regulam o setor, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; as aplicações secundárias ou derivadas, como epidemiologia e saúde populacional; os dados necessários para as aplicações de inteligência artificial e aprendizado de máquina; o intercâmbio ou interoperabilidade. Na ocasião, também serão discutidos os dados hiperintensivos (big data) e o seu papel na saúde do futuro.

Palestrante

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini é graduado em Ciências Biomédicas (1968) e doutor em Fisiologia e Biofísica (1977), pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). É pós-doutorado pelo Instituto Max-Planck de Psiquiatria, Munique, Alemanha (1977-1979) e professor assistente doutor do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (1972-1983), onde iniciou a sua linha de pesquisa e desenvolvimento em Informática Biomédica, em 1972, no serviço de computação em fisiologia. Além

disso, é professor associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1983-2003), onde foi também docente e pesquisador associado da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação (Departamento de Engenharia Biomédica). É fundador e diretor do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e coordenador da Área de Informática Médica e Bioestatística da FCM/UNICAMP (1983-2003). É fundador (1986) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (1988-1990), da qual foi também diretor de Educação e Capacitação Profissional, e, atualmente, é diretor do Programa de Orientação de Talentos Profissionais em Informática em Saúde. Ex-diretor de informática da Associação Médica Brasileira, Renato Sabbatini é fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde e coordenador do Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (de 2000 até hoje). É também fundador (2009), vice-presidente e diretor de Educação e Capacitação Profissional do Instituto HL7 Brasil, vice-presidente, além de membro e fundador da Associação IHE Brasil – Integrating the Health Enterprise (2014-2018). É sócio-fundador founding fellow da International Academy of Health Sciences Informatics desde 2017. Atualmente, é professor adjunto de Informática em Saúde da Escola Bahiana de Medicina, do Instituto Brasileiro de Ciências Médicas e de várias outras instituições. Além disso, desenvolve projetos em telessaúde, desde 1985, e em EAD em saúde, desde 1999.