Bahiana conquista Selo de Responsabilidade Social da ABMES

É a 9ª vez que a instituição é reconhecida pelas ações extensionistas de responsabilidade social.
22/11/2019

Bahiana conquista Selo de Responsabilidade Social da ABMES

A Bahiana conquistou, pela 9ª vez, o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2019/2020, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O selo representa o reconhecimento da continuidade das ações extensionistas de responsabilidades social e ambiental desenvolvidas pela instituição e que estão integradas ao ensino e à pesquisa. Os programas de extensão foram inscritos ao longo do ano de 2019 para serem submetidos à análise e seleção. O certificado promovido pela ABMES visa evidenciar o comprometimento social das instituições particulares de ensino superior do país.

A reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, comemora o reincidente reconhecimento e enfatiza que a responsabilidade social faz parte da instituição, desde o seu nascimento: “Está no DNA da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública uma responsabilidade com a sociedade e, em especial, com aqueles que mais precisam e de quem este atual governo vem mais tirando direitos. Estão sendo tirados direitos trabalhistas, previdenciários, e isso atinge a todos e, com maior gravidade, àqueles que mais precisam. ”

Segundo a reitora, o país vem passando por um momento em que a grande maioria das pessoas deixou de se importar com o sofrimento alheio e, por isso, é também ação de responsabilidade social realizar pesquisas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), “a fim de beneficiar os que mais precisam e também todas as pessoas que necessitam de perspectivas novas. Temos uma responsabilidade de formar profissionais que pensem além de si mesmos, que sirvam, cuidem e se preocupem genuinamente com as pessoas: o profissional humanista. Porém, responsabilidade social é também dizer para as pessoas que nós não aprovamos o que está acontecendo no Brasil! ”

Ações da Bahiana

Os programas de extensão da Bahiana se baseiam na promoção da saúde e, com isso, vários setores da sociedade são integrados às ações, que vão desde o cuidado e atenção à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso até iniciativas de inclusão social relacionadas ao lazer. O “Zero Cárie”, “Primeiros Socorros para Todos”, “Bahianescer”, “Feira Cuidar Faz Bem”, “Dia da entrega”, “ParaPraia”, “Fórum Caju”, “Complexo Vida Plena”, “Projeto Candeal” e “Bahiana Verde”, bem como as ações que têm parceria com entidades públicas, como NEOJIBA e OSBA, e projetos internos relacionados à gestão de pessoas e recursos humanos são exemplos de programas desenvolvidos pela instituição, que são consolidados e reconhecidos nacionalmente por beneficiar, direta e indiretamente, um número significativo de pessoas.

"Entre essas iniciativas, vale destacar a Mostra Científica e Cultural (MCC), na qual trazemos ações de grande relevância, como as tendas de educação popular, com discussões políticas, e de práticas integrativas complementares (PICs), onde trabalhamos o conhecimento popular, prestando assistência ao público da mostra", ressalta a pró-reitora de Extensão da Bahiana, a professora Carolina Pedroza. A MCC, realizada anualmente, em outubro, foi um dos eventos destacados pela ABMES por incluir, na programação, atividades de responsabilidade social incorporadas às ações de capacitação intelectual e acadêmica do público.

O programa “Bahiana em Defesa da Vida”, implementado esse ano, também foi inscrito e contribuiu para a conquista do selo. O novo projeto fomenta o exercício da cidadania na comunidade Quilombo Rio dos Macacos (Base Naval) e é desenvolvido, em sua maioria, por estudantes do curso de Medicina da Bahiana.

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936