Bahiana conquista Selo de Responsabilidade Social da ABMES

É a 9ª vez que a instituição é reconhecida pelas ações extensionistas de responsabilidade social.

A Bahiana conquistou, pela 9ª vez, o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2019/2020, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O selo representa o reconhecimento da continuidade das ações extensionistas de responsabilidades social e ambiental desenvolvidas pela instituição e que estão integradas ao ensino e à pesquisa. Os programas de extensão foram inscritos ao longo do ano de 2019 para serem submetidos à análise e seleção. O certificado promovido pela ABMES visa evidenciar o comprometimento social das instituições particulares de ensino superior do país.

A reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, comemora o reincidente reconhecimento e enfatiza que a responsabilidade social faz parte da instituição, desde o seu nascimento: “Está no DNA da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública uma responsabilidade com a sociedade e, em especial, com aqueles que mais precisam e de quem este atual governo vem mais tirando direitos. Estão sendo tirados direitos trabalhistas, previdenciários, e isso atinge a todos e, com maior gravidade, àqueles que mais precisam.”

Segundo a reitora, o país vem passando por um momento em que a grande maioria das pessoas deixou de se importar com o sofrimento alheio e, por isso, é também ação de responsabilidade social realizar pesquisas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), “a fim de beneficiar os que mais precisam e também todas as pessoas que necessitam de perspectivas novas. Temos uma responsabilidade de formar profissionais que pensem além de si mesmos, que sirvam, cuidem e se preocupem genuinamente com as pessoas: o profissional humanista. Porém, responsabilidade social é também dizer para as pessoas que nós não aprovamos o que está acontecendo no Brasil!”

Ações da Bahiana

Os programas de extensão da Bahiana se baseiam na promoção da saúde e, com isso, vários setores da sociedade são integrados às ações, que vão desde o cuidado e atenção à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso até iniciativas de inclusão social relacionadas ao lazer. O “Zero Cárie”, “Primeiros Socorros para Todos”, “Bahianescer”, “Feira Cuidar Faz Bem”, “Dia da entrega”, “ParaPraia”, “Fórum Caju”, “Complexo Vida Plena”, “Projeto Candeal” e “Bahiana Verde”, bem como as ações que têm parceria com entidades públicas, como NEOJIBA e OSBA, e projetos internos relacionados à gestão de pessoas e recursos humanos são exemplos de programas desenvolvidos pela instituição, que são consolidados e reconhecidos nacionalmente por beneficiar, direta e indiretamente, um número significativo de pessoas.

"Entre essas iniciativas, vale destacar a Mostra Científica e Cultural (MCC), na qual trazemos ações de grande relevância, como as tendas de educação popular, com discussões políticas, e de práticas integrativas complementares (PICs), onde trabalhamos o conhecimento popular, prestando assistência ao público da mostra", ressalta a pró-reitora de Extensão da Bahiana, a professora Carolina Pedroza. A MCC, realizada anualmente, em outubro, foi um dos eventos destacados pela ABMES por incluir, na programação, atividades de responsabilidade social incorporadas às ações de capacitação intelectual e acadêmica do público.

O programa “Bahiana em Defesa da Vida”, implementado esse ano, também foi inscrito e contribuiu para a conquista do selo. O novo projeto fomenta o exercício da cidadania na comunidade Quilombo Rio dos Macacos (Base Naval) e é desenvolvido, em sua maioria, por estudantes do curso de Medicina da Bahiana.