IV Mostra de Saúde do Distrito Sanitário Cabula-Beiru tem programação voltada para o fortalecimento do SUS

O evento foi realizado em parceria com a Bahiana e a Secretaria de Saúde de Salvador.

Com o objetivo de dar visibilidade às ações de saúde exitosas, inovadoras, interprofissionais e de integração ensino-serviço que ocorrem nas unidades do Distrito Sanitário Cabula/Beiru – DSCB, a Bahiana realizou a IV Mostra de Saúde do Distrito Sanitário Cabula-Beiru, em parceria com os trabalhadores da área da saúde do distrito, como enfermeiros e dentistas. O evento aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro, no Campus Cabula, das 8h às 17h, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Estado da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

O evento, voltado para profissionais do serviço de saúde, gestores, docentes, discentes e membros da comunidade, se baseou nas ações de cuidado voltadas para a comunidade. A iniciativa, além de incentivar outros profissionais do DSCB a realizarem ações similares, ocorreu em paralelo com o I Encontro de Práticas Interprofissionais em Saúde da Bahiana e teve a coordenação geral da prof.ª Rosicleide Araújo Freitas, enfermeira e mestra em Tecnologias em Saúde.

A professora da Bahiana Renata Roseghini fez a abertura do evento, propondo uma atividade de prática integrativa coletiva denominada Chi Kung. Em seguida, os integrantes da mesa de abertura iniciaram as explanações. A mesa foi composta por Leonardo Prates (secretário de Saúde de Salvador), Lorena Senna (coordenadora do DSCB), Adriana Miranda (coordenadora da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador), Melícia Góes (subcoordenadora de capacitação e desenvolvimento de pessoas da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador), Márcio Souza (diretor do Departamento de Ciências da Vida da UNEB), Carolina Pedroza (pró-reitora de Extensão da Bahiana) e Everaldo Braga (presidente do Conselho Municipal de Saúde de Salvador). Após a abertura, o cantor e compositor Will Braga e o violonista Lucas Paiva realizaram uma apresentação cultural.

Entre os temas abordados na IV Mostra de Saúde, a conferência sobre o novo financiamento para a Atenção Primária na Saúde, mediada pela professora Dra. Ana Paula Chancarulo (UNEB), a tenda de Práticas Integrativas Complementares na Saúde, sob a coordenação da professora Renata Roseghini (CEPICS) e as apresentações de trabalhos, na modalidade de comunicação oral, em salas de aula, além de mesas-redondas e rodas de conversa, integraram à programação durante os dois dias de evento.

“A Mostra de Saúde revela a importância da atenção básica com foco para o fortalecimento do SUS. O quarto ano da atividade foi planejado e executado por uma comissão organizadora que envolveu trabalhadores da saúde, docentes e discentes das universidades do entorno do DSCB (Bahiana e UNEB)”, explica a prof.ª Rosicleide Araújo. Já o presidente do Conselho Municipal de Salvador, Everaldo Braga, destaca que foi “muito gratificante participar de um evento que divulgou trabalhos tão relevantes para a área da saúde”. O presidente entende que a interação da universidade com o Distrito Cabula-Beiru, por meio de ações que fortalecem o Sistema Único de Saúde, auxilia tanto os usuários do SUS quanto os profissionais da saúde que trabalham na comunidade. “Que a Bahiana promova muitos outros anos desse evento”.

A pró-reitora de extensão da Bahiana, Carolina Pedroza, destaca que a parceria da Bahiana com a Secretaria de Saúde de Salvador, em específico com o Distrito Cabula-Beiru, tem se fortalecido a cada ano e que, a partir de atividades de extensão, ensino e pesquisa, há a integração do ensino, serviço e comunidade, sendo a Mostra um meio de apresentar os resultados dessa parceria. Carolina Pedroza entende ainda que é papel da instituição oferecer o debate em conjunto com a secretaria de saúde do município para a elaboração de estratégias de resistência. Quanto a esse papel, a pró-reitora ressalta a atuação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde / PET – Saúde/Interprofissionalidade da Bahiana, que possibilitou a integração da Bahiana de forma multiprofissional com a comunidade distrital.

A mostra reuniu cerca de 150 inscritos e envolveu vários segmentos da saúde. Entre os participantes, a dentista e servidora da Prefeitura Municipal de Salvador Juliana Rodrigues de Andrade, que esteve no evento com o objetivo de se atualizar em relação ao novo modelo de financiamento da Atenção Primária em Saúde e para ter conhecimento das atividades exitosas de acolhimento e remapeamento das Unidades de Saúde da Família do Distrito do Cabula-Beiru. “Participar dessa ocasião é muito relevante para a minha atuação, uma vez que trabalho em uma Unidade de Saúde Municipal”.

Confira a galeria de fotos.