ParaPraia inicia temporada de 2020 na Praia da Ondina

O projeto gratuito conta com a parceria da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A Praia de Ondina recebe, mais uma vez, voluntários, professores e estudantes da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para o ParaPraia 2020. As atividades que incluem banho de mar assistido, esporte e lazer adaptados são destinadas a pessoas deficientes e com mobilidade reduzida e terão início no próximo dia 4 de janeiro, a partir das 8h da manhã (Ondina – em frente ao Instituto Baiano de Reabilitação – IBR).

O ParaPraia é uma iniciativa que ocorre em Salvador desde 2014 e tem o objetivo de viabilizar a pessoas com mobilidade reduzida o direito constitucional e a cidadania de ir e vir, inclusive durante o lazer. O projeto é fruto de uma parceria entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – SECIS de Salvador e instituições privadas. No último verão, o projeto recebeu cerca de 300 banhistas e contou com a ação de 40 voluntários por dia.

Treinamento
Como ocorre todos os anos, os voluntários que irão atuar como monitores no projeto foram treinados por professores do curso de Fisioterapia da Bahiana para a realização do banho assistido.

A professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da Bahiana, Luciana Bilitário, relata que os primeiros voluntários eram professores e alunos do curso de Fisioterapia e que, no decorrer do tempo, foram incluídos mais cursos, como Educação Física, Psicologia, Enfermagem e Medicina. Hoje há representantes de todos os cursos da Bahiana, além de alunos, profissionais e professores de outras instituições, tendo, assim, um misto de voluntários.

Luciana destaca que, desde o início do projeto, a ideia é promover o banho assistido de forma responsável e segura: “Nosso papel continua sendo o de garantir segurança técnica para todas as pessoas que irão entrar no mar”. Segundo a professora, há também a quebra de paradigmas e barreiras quanto à acessibilidade. Já para os alunos e ex-alunos da Bahiana é agregador participar da prática de lazer, que se diferencia das vivências em sala de aula.

Infraestrutura
Em todas as edições do ParaPraia, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – SECIS proporciona uma infraestrutura acessível em uma praia da cidade, por meio do fornecimento de cadeiras anfíbias (cadeira especial com rodas, largas e grandes, que aderem à areia da praia e flutuam na água do mar), pistas de acesso, material desportivo, itens de apoio, tendas, espaços para recreação e sombreiros, incluindo cadeiras para acompanhantes.

Projeto ParaPraia 2020
Lançamento: 4 de janeiro
Horário: às 8h
Local: Praia de Ondina – (em frente ao Instituto Baiano de Reabilitação – IBR).
Acesso aberto ao público.

parapraia-bahiana-intranet-20191220145416.jpg