ParaPraia atende 82 banhistas acompanhados por 97 voluntários

A iniciativa contou com uma homenagem a Iemanjá, em referência às festividades do dia 2 de fevereiro.

O ParaPraia do dia 1 de fevereiro atendeu a 82 banhistas por meio de acompanhamento feito por 97 voluntários. A inciativa gratuita aconteceu das 8h às 12h, na praia de Ondina (em frente ao Instituto IBR) e, além de apresentações musicais, contou com uma homenagem a Iemanjá, em referência às festividades do dia 2 de fevereiro. Banhistas, voluntários, professores e estudantes da Bahiana organizaram um balaio composto por rosas naturais doadas pelos próprios participantes do projeto. As homenagens simbólicas foram levadas ao mar por meio de um cortejo.

O banhista Robson Regis dos Santos relatou que já participou dos quatro dias consecutivos da temporada do ParaPraia de 2020 e que, há 6 anos, sempre está presente: “A iniciativa é muito boa, pois dá ânimo aos deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. Me sinto valorizado e acolhido”. Já Fábio Messias Bernardo, que também participou do ParaPraia nos quatro dias consecutivos, destacou que é extremamente prazeroso tomar o banho de mar assistido e que pretende comparecer nos próximos dias da ação.

Márcia Pereira Santos é estudante do 8º semestre do curso de Fisioterapia da Bahiana e já está participando pelo terceiro ano como voluntária do projeto. A estudante destacou o papel social do ParaPraia: “Proporcionar o banho de mar seguro para as pessoas que possuem mobilidade reduzida nos ajuda a desenvolver o senso de humanidade e contribui para a socialização e bem-estar dos banhistas”.