Bahiana disponibiliza aulas gratuitas de PICS no Youtube

As aulas são oferecidas pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Bahiana (CEPICS).

O canal do Youtube da Bahiana está disponibilizando aulas gratuitas de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), oferecidas pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Bahiana (CEPICS). “As práticas são sistemas e recursos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, conforme descreve a professora Renata Roseghini, coordenadora do CEPICS Bahiana.

Renata Roseghini explica que as PICS também desenvolvem a perspectiva da valorização do protagonismo do indivíduo sobre a sua saúde, incluindo diversas orientações de autocuidado. Dessa forma, o CEPICS realiza diversas ações de ensino e extensão, sensibilização da comunidade acadêmica e de práticas de cuidados, tanto nos espaços institucionais quanto nos eventos externos. O centro foi inaugurado em janeiro de 2018 e integra diversos professores, alunos, egressos, colaboradores da Bahiana e parceiros externos, membros da RECEPICS-BA.

Durante a pandemia e o distanciamento social, os parceiros do CEPICS, em parceria com a Bahiana, estão produzindo uma série de vídeos de práticas integrativas para ajudar a manter o equilíbrio corpo-mente-espírito, uma vez que o momento é desafiador para a manutenção da saúde, em especial, da saúde mental. “Iniciamos pela prática do Yoga e da meditação, mas teremos diversas contribuições, inclusive dos professores e alunos do curso de Pós-Graduação em PICS da Bahiana”, esclarece Renata Roseghini. Os vídeos com as aulas de Yoga ministradas pela professora Rosana Politano já estão no canal do Youtube.

(Imagem: reprodução de aula na playlist do canal da Bahiana no YouTube.
Clique na imagem acima para ser redirecionado ou acesse youtube.com/user/EscolaBahiana)

picsyoga