XVIII Jornada de Iniciação Científica - PIBIC e Tenda de PICS integram programação da XX MCC

Jornada PIBIC reúne a apresentação de 212 trabalhos.

Integrando a programação da XX Mostra Científica e Cultural da Bahiana, foi realizada no dia 20 de novembro, a XVIII Jornada de Iniciação Científica com a participação de estudantes bolsistas e voluntários do Programa de Iniciação Científica da instituição. Ao todo, 212 trabalhos foram apresentados em 15 salas virtuais, entre acadêmicos concluintes e iniciantes do Programa de Iniciação Científica da Bahiana (CNPq, FAPESB, Hospital CÁRDIO PULMONAR, BAHIANA e IC Voluntária).

A avaliação dos trabalhos foi realizada de forma inovadora e na perspectiva da interdisciplinaridade, por professores membros do Comitê de Iniciação Científica da Bahiana de diversas áreas do conhecimento, estudantes dos Programas de Pós-Graduação e convidados externos (FIOCRUZ e CTD).

Tenda "Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)"
Outra atividade que compôs a XX MCC foi a tenda temática "Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)" que aconteceu na manhã do dia 21 de novembro, via plataforma zoom. A programação foi coordenada pelas professoras e integrantes do Centro de Práticas Integrativas da Bahiana (CEPICS) Arlene Alves, Renata Roseghini e Lavínia Boaventura, que deram as boas-vindas aos participantes. A programação foi iniciada com um momento de acolhimento, em que a terapeuta sistêmica Graça Farabi apresentou a técnica da “Terapia Comunitária Integrativa – uma experiência de cuidado genuinamente brasileira" e coordenou uma breve prática da modalidade.

O momento de discussão sobre o atual contexto das PICS no Brasil foi marcado por uma mesa-redonda com a participação dos convidados Anamélia Lins (UFBA), Caio Portela (CABSIn) e Ubiraci Pataxó, educador, terapeuta indígena, aprendiz, Pajé e pesquisador (UFSB). O encontro foi finalizado com uma atividade de biodança, coordenada pela professora Hilda Nascimento.

Oficinas MCC
Em paralelo à tenda, foram desenvolvidas as oficinas: "Educação Superior Antirracista: uma perspectiva decolonial", com a professora Bárbara Carine S. Pinheiro; "Divulgação Científica: a importância de manter um diálogo com a sociedade", com o fisioterapeuta Gabriel Venas; "Corporiedade em tempos de pandemia", com Tutto Gomes, e uma oficina de desenho com a professora Íris Pirajá.