Notícias

Notícias

XX MCC discute negacionismo no Brasil

Programação aconteceu na tarde de 20 de novembro, pelo canal do YouTube da Bahiana.

compartilhe

A abertura da XX Mostra Científica e Cultural da Bahiana, que aconteceu na tarde de 20 de novembro e trouxe como tema "Ciência em Tempos de Negacionismo", foi marcada por vozes de grande potência dentro e fora da instituição. As falas refletiram a temática do evento, que é realizado anualmente, com uma rica programação cultural e científica, e que, este ano, devido à pandemia da COVID-19, aconteceu em formato digital, via YouTube, o que não tirou nem um pouco do brilho de vanguarda que tanto caracteriza os eventos da Bahiana.

A mesa de abertura teve como anfitriã a pró-reitora de Extensão da Bahiana, professora Carolina Pedroza, que recebeu o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Atson Fernandes, e a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani. Em seu 20º ano de realização, a MCC agregou também o X Fórum de Pesquisadores da Bahiana, a XVIII Jornada de Iniciação Científica e a VII Mostra de Extensão.

"Não temos dúvidas de que a pandemia da COVID-19 consiste em uma crise mundial, humanitária e sanitária. E, no Brasil, ela se expressa de forma ainda mais urgente, pois estamos vivendo uma crise política. O Governo Federal age de forma criminosa quando nega a ciência, manipula os dados e desrespeita o sofrimento de milhares de brasileiros e brasileiras", declarou Carolina Pedroza. Para o professor Atson Fernandes, promover ações como a XX MCC e toda a programação acadêmica ao longo de 2020 é uma forma de a Bahiana responder aos desafios impostos pela Pandemia. Em sua fala, a reitora destacou que fazer a MCC é uma forma de ir contra a cultura do negacionismo, que vem vigorando no país. "É o momento de celebrarmos, não o antinegacionismo, mas a afirmação da importância da ciência, de uma ciência voltada para o bem da comunidade, que responda às necessidades das pessoas, uma ciência que não se faz sozinha, que se faz junto com outras pessoas de outras profissões, de outros países, o que mostra que só a colaboração pode dar resultados que façam o bem para todos", disse Dra. Maria Luisa.

 

(Confira vídeo da abertura da MCC)
A programação contou também com a apresentação artística "Maracatu Ventos de Ouro", com direção de Josy Garcia, recebida pela professora Lígia Vilas Bôas. A convidada Dra. Wlamyra Albuqerque (UFBA) proferiu a sua palestra "Reflexão sobre Ciência em Tempos de Negacionismo", com mediação do professor do curso de Psicologia da Bahiana Dr. Carlos Alberto Danon, que, na ocasião, homenageou o Dia da Consciência Negra e mencionou o homicídio de João Alberto Silveira Freitas, ocorrido na noite anterior (19), em uma loja da cadeia de supermercados Carrefour. A programação foi finalizada com o sorteio de vouchers no valor de R$500,00 para estudantes pesquisadores com trabalhos selecionados para serem apresentados na programação científica da XX MCC. Os ganhadores foram os acadêmicos Leonardo Magalhães Andrade Silva e Larissa Barreto Leal Albuquerque.