Bahiana realiza Simpósio Internacional Infância e Vulnerabilidades

Evento acadêmico marcou o lançamento do Núcleo Infância Bahiana (NIBA): Estudo, Pesquisa e Extensão.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou, nos dias 3 e 4 de dezembro, pelo seu canal oficial no YouTube, o Simpósio Internacional Infância e Vulnerabilidades, ocasião em que foi lançado o Núcleo Infância Bahiana (NIBA): Estudo, Pesquisa e Extensão. Antes de dar início à programação acadêmica, uma mensagem de esperança foi passada à audiência, por meio de apresentações musicais do coro infantil do Neojibá e da exposição virtual "Crianças", do fotógrafo Álvaro Villela.

A mesa de abertura contou com a participação das coordenadoras do evento, prof.ª Andréa Tenório Diniz Gonçalves – mestra em Psicopatologia (UFBa) e Isabella Queiroz, doutora em Medicina e Saúde Humana (Bahiana), e das coordenadoras do Mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde, prof.ª Dra. Mônica Ramos Daltro, e da graduação do curso de Psicologia da Bahiana, prof.ª Dra. Sylvia Barreto. "Eu acredito que todo projeto de trabalho é um projeto de resistência e, além do ensino e da pesquisa (que já desenvolvemos em níveis de graduação e mestrado, no nosso grupo), esse é um projeto clínico que visa a um futuro ambulatório de estimulação precoce na Bahiana. É um projeto que visa fazer resistência e juntar forças ao SUS, ao nosso querido e admirável SUS", declarou Andréa Diniz, referindo-se ao Núcleo Infância Bahiana que também tem como integrantes as professoras Isabella Queiroz e Marta Cerqueira, mas que estará aberto a outros professores e estudantes interessados na área.

Programa
O Simpósio ocorreu em âmbito internacional com palestras de convidados, como o francês Nazir Hamad, que falou sobre "A Transmissão, um mal-entendido fecundo na clínica", marcando a conferência de abertura, com a tradução simultânea feita pela prof.ª Larissa Ornellas (UNEB).