Reflexões sobre o cenário nacional e global da pandemia marcaram os Novos da Bahiana de 2021.1

O encontro contou com a palestra da professora da Bahiana Dra. Ceuci Nunes

Com a irreverência e o acolhimento de sempre, a Bahiana realizou mais uma edição do Novos da Bahiana no dia primeiro de março, das 8h às 9h15, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição (https://youtu.be/5oUAM-_PAXM). O encontro, coordenado pelo Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), discutiu o “Compromisso com a Saúde Pública: ética e formação” e integrou a semana do calouro, que apresenta para esses novos alunos, durante uma semana, atividades relacionadas ao curso escolhido. A professora Angélica Mendes, coordenadora do NAPP, mediou o evento que contou ainda com as apresentações musicais do Coral Canta Bahiana e a palestra da professora da Bahiana Dra. Ceuci Nunes, que é infectologista e diretora do Hospital Couto Maia.

A professora Luiza Ribeiro, gestora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, deu as boas-vindas aos calouros dos cursos de graduação da Bahiana, enquanto a professora Luciana Oliveira, coordenadora do Núcleo Comum, representou os coordenadores de curso e a reitora Dra. Maria Luísa Soliani. Em sua explanação, Luciana Oliveira pontuou a importância do trabalho interdisciplinar e em equipe para um cuidado mais humanizado.

A palestra da professora Ceuci Nunes abrangeu a relação que a pandemia possui com a degradação do meio ambiente. Além disso, entre os conceitos elucidados, a professora destacou que a crise sanitária, no Brasil e, em especial, na Bahia, foi agravada pela desigualdade social. Após a abertura, os alunos foram apresentados aos seus respectivos cursos, em encontros virtuais, seguindo a programação para cada curso.