Simpósio de Tocoginacologia da Bahiana apresenta novidades

Evento reúne profissionais e estudantes para falar de ginecologia e obstetrícia na Unidade Acadêmica Nazaré.

Obstetras e ginecologistas, além de estudantes de Medicina, estiveram reunidos na última sexta-feira à noite (05/11), na Unidade Acadêmica Nazaré, quando participaram da palestra de abertura do III Simpósio de Tocoginecologia da Bahiana. “O objetivo principal é promover uma atualização para os profissionais e ampliar o conhecimento dos estudantes. Por isso, temos uma grande presença de médicos e acadêmicos de outras instituições”, disse Dr.ª Margarida S. Matos, presidente do Simpósio e professora de Ginecologia do curso de Medicina da Bahiana. A abertura também contou com a presença do vice-diretor da Bahiana, Dr. Ênio Ribeiro Maynard Barreto.

Entre as novidades deste ano, Dr.ª Margarida destaca a palestra de abertura do presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes. Na ocasião, ele falou sobre o papel da ABM tanto para o acadêmico de Medicina, como para o médico. Com muita descontração e bom humor, ele apresentou os principais pontos do estatuto que se referem aos benefícios dos acadêmicos e dos profissionais associados, além das vantagens que a entidade oferece.

Além da palestra de abertura, Dr.ª Margarida S. Matos apontou como novidades as palestras realizadas durante o sábado (06/11): “Conduta nas lesões neo-plásticas do colo uterino”, que foi ministrada pela Dr.ª Ilsa Prudente; “HPV. Como e quando vacinar”, que teve como palestrante Dr. Nelson Vespa e “Embolização em mioma uterino. Quando indicar”, apresentada pelo Dr. Alexandre Daytron, convidado vindo de São Paulo.

A programação contou, ainda, com as seguintes temáticas: “A gestante RH negativa”, com Dr. James Cadidé; “Incontinência urinária de esforço. Critérios diagnósticos e terapêutica atual”, com Dr.ª Patrícia Nogueira; “DIP. Critérios diagnósticos e terapêuticos”, com Dr. Hilton Pina”; “Diabetes gestacional. O que você precisa saber”, que teve como palestrantes Dr.ª Sheila Fernandes (Rastreamento pré-natal),  Dr.ª Alina Feitosa (Conduta Assistencial no Diabetes) e como coordenador o Dr. Rone Peterson C. Oliveira.

No turno da tarde de sábado (06/11), foi realizada a palestra “Consenso atual no rastreamento do câncer de mama”, com Dr. Cesar Machado e “Prurido vulvar por Herpes, Fungos, Citólise. Como conduzir”, com a Dr.ª Nilma Neves. Além das palestras, foi realizada a mesa-redonda “Infecções na gravidez”, abordando temas como Sífilis, HIV e HTVL, apresentados respectivamente pelo Dr. Paulo Rios, Dr.ª Nanci Silva e Dr. Alexandre Dumas. A mesa foi coordenada pelo Dr. David Nunes.

Também foi apresentado o painel “Doença hipertensiva na gravidez”, coordenado pelo Dr. Alexandre Dumas e que contou com a participação de Dr. Carlos Menezes (Rastreamento pré-natal) e do Dr. João Paulo Q. Farias (Conduta assistencial).

Segundo a presidente, este ano as inscrições para o evento superaram as expectativas. “Atribuo este sucesso à temática e ao êxito que o primeiro e o segundo simpósio tiveram”. Para a estudante do 5º ano de Medicina da Bahiana, Ana Carolina Viana Matos, o simpósio é uma boa oportunidade para auxiliar na escolha da especialidade a seguir. “É uma forma de expandir o meu conhecimento, principalmente porque podemos ouvir outras opiniões”, comenta a aluna que também é monitora na disciplina de Ginecologia.