II Jornada de Fisioterapia Neurológica da Bahiana

Evento conta com a participação espontânea de profissionais de outras IES.

O sucesso da I Jornada de Fisioterapia Neurológica da Bahiana, realizada no ano passado, culminou na ampliação do evento que este ano contou com a participação de diversos profissionais de outras Instituições de Ensino Superior e entidades ligadas à Saúde. O evento aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro, na Unidade Acadêmica Cabula e a abertura contou com a participação de Ana Carolina Garcia, vice-coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, que, na ocasião, representou a diretora da Escola, Dra. Maria Luísa Carvalho Soliani.

“A II Jornada de Fisioterapia Neurológica da Bahiana é reflexo de um sucesso da I Jornada e o reconhecimento, por parte dos estudantes, da seriedade do evento. Trata-se de uma iniciativa que conta com diversos professores da área e, por isso, muito rica. E quem busca participar, busca um diferencial em sua formação”, declarou Ana Carolina Garcia.

Para a coordenadora geral da Jornada, Prof.ª Elen Beatriz Pinto, a grande dedicação dos estudantes que participaram da organização do evento teve como resultado a adesão de profissionais de fora da Bahiana que participaram voluntariamente. “Esta segunda jornada é produto do programa de monitoria que realizamos no ano passado, e da qual alunos participaram da construção do programa não somente elaborando, mas estudando os temas. É também muito importante destacarmos a participação de palestrantes de outras Instituições de Ensino Superior que se dispuseram a vir aqui sem nenhum ônus para nós. Isto por acreditarem na importância do evento, na importância de se discutir o tema”, comenta Prof.ª Elen.

Entre os palestrantes convidados, a coordenadora da Jornada destaca Dr. Pedro Antônio de Jesus, maior referência em clínica-neurológica e reabilitação de Salvador; Dr.ª Carla Nascimento, fisioterapeuta; Ma. Luana Talita Diniz Ferreira, ex-aluna da Bahiana e Ma. Isabella de Souza Menezes, também Fisioterapeuta e ambas ligadas à Associação de Assistência à Criança Deficiente (SP); e a professora da UNEB, Ma. Sumaia Midlej de Sá.

“Essa jornada, para nós que participamos da organização, não só nos proporcionou o aprendizado através da construção do programa, como o trabalho em grupo foi importante, pois nos desenvolveu o saber ouvir. Esse trabalho não foi de um dia para o outro. Foi fruto de muito estudo e muito esforço e estamos felizes pela presença de todos, o que nos faz acreditar no sucesso do evento”, comemora a estudante do 5º semestre de Fisioterapia da Bahiana e integrante da comissão organizadora, Mariana Borges.