Notícias

Notícias

SciFinder web disponível a todos os usuários do Portal de Periódicos

Instituições que antes acessavam a base pelo software agora podem acessar pela Internet.

compartilhe

Está disponível às instituições usuárias do Portal de Periódicos que possuem acesso à SciFinder a versão web dessa ferramenta de pesquisa da área de Química, desenvolvida pela Chemical Abstracts Service (CAS). Além de garantir o acesso direto dos recursos da Scifinder pela Internet – a versão anterior dependia da instalação de um CD. A nova interface de busca permite, por exemplo, salvar conjuntos de respostas e exportar dados de análise em Excel e PDF.

Para acessar o SciFinder web (http://scifinder.cas.org), o pesquisador precisa fazer um cadastro pessoal em um computador conectado à rede da sua instituição. Durante o cadastro, o usuário deve informar o seu e-mail institucional, que será registrado como nome de usuário para acesso à SciFinder. Para finalizar esse processo, é preciso acessar uma mensagem de confirmação, que será enviada ao e-mail informado pelo pesquisador. 

Sobre o SciFinder
A ferramenta SciFinder é destinada a professores e alunos das áreas de Ciências da Vida e Ciência dos Materiais, cobrindo assunto ligados à Química, Física, Biologia, Engenharia, Medicina, Agricultura, Alimentos, Materiais, Microbiologia, Farmácia, Têxteis, Tecnologia Nuclear e Geologia. Reúne seis bases de dados: Caplus (Artigos, Patentes, Teses etc.), Medline (Informações sobre Saúde), Registry (Substâncias Químicas), Casreact (Reações Químicas), Chemcats (Fornecedores de Produtos) e Chemlist (Listas Regulatórias).

A ferramenta oferece aos pesquisadores um Thesaurus e um dicionário de sinônimos, opções de refino, a possibilidade de utilizar operadores booleanos nas buscas, entre outros recursos.

Para informações adicionais e suporte sobre SciFinder, é possível consultar o Manual para Cadastro de Novos Usuários e o Guia de utilização da base. O editor também disponibiliza um serviço de help-desk no Brasil (help@systemsint.info) e nos Estados Unidos (rjiminez@cas.org). Pesquisadores também podem entrar em contato com a equipe do Portal de Periódicos da CAPES, por meio do Fale Conosco.