Bahiana tece novas redes

Recepção aos calouros promove integração entre estudantes, professores e colaboradores

Tecendo, jogando e puxando a rede. O que Dorival Caymmi tem a ver com a Bahiana, além do fato de baiano ser? Em clima de pescaria, a Bahiana teceu, na última sexta-feira (28), uma grande rede conectando seus novos estudantes, pais, professores, coordenadores e colaboradores. Assim como ocorre com a internet web 2.0, a palavra de ordem da recepção aos calouros foi integração!

Recebidos pela professora Luiza Ribeiro, Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, pais e calouros lotaram o auditório do Centro de Convenções da Bahiana, na Unidade Acadêmica Cabula. As boas vindas da professora Luiza foram seguidas pelas palavras da Diretora da Bahiana, Dra. Maria Luísa Soliani.

Diretora da Bahiana Prof.ª Maria Luísa Carvalho Soliani

“Todos nós nos preparamos muito para receber os novos alunos e oferecer o que temos de melhor: Uma formação de peso, firme, forte e sedimentada que vai preparar estas pessoas não somente no âmbito profissional, mas no pessoal também”, declarou Maria Luísa destacando a intensa atividade da Escola em ampliar, dia após dia, suas conexões com o mundo. “A gente constrói essa rede todos os dias. Ela se faz e refaz. Todo dia tem um nó novo nela”.

Um dos momentos mais emocionantes da manhã foi a apresentação do Coral da Bahiana. Mais uma vez Caymmi esteve presente, sendo que recebeu um toque especial, uma versão com ‘hagá’, numa adaptação da Gestora de Recursos Humanos da Bahaina, Telma Bastos: O que é que a Bahiana tem?

Coral da Bahiana

Tem curso em saúde (tem)
Oi tem Medicina (tem)
Odontologia (tem)
Tem Psicologia (tem)
Tem Biomedicina (tem)
Fisioterapia (tem)
Tem Enfermagem (tem)
Terapia ocupacional (tem)

Tem Pós-graduação também....!
O que é que a Bahiana tem?
Como ela forma tão bem...!
O que é que a Bahiana tem?

Se você quer estudar o lugar é aqui
O lugar é aqui (bis)

E por aí vai!!

Os novos estudantes da Bahiana também puderam rever os coordenadores dos cursos de graduação que conheceram durante a vivência do Processo Seletivo Formativo.

As boas vindas também foram dadas pela coordenadora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica, Angélica Mendes que, como uma pescadora, explicou como a Bahiana age em rede. “Somos uma grande rede. Trabalhamos juntos e estamos cumprindo nossa missão também quando jogamos essa rede para fora da Bahiana, levando nossos serviços para a sociedade”. As palavras foram seguidas, então, pela professora Maria Antonieta do curso de Psicologia e coordenadora do Programa Candeal, iniciativa multidisciplinar que atende ao distrito sanitário do Candeal com iniciativas de educação e atendimento em saúde.

Para complementar, a Psicóloga e ex-aluna da Bahiana, Ludmile Deiró falou de sua experiência no programa que acompanhou do 4º ao 10º semestre. “É integrando, ligando-se à comunidade que vemos como é apaixonante. Outra coisa é perceber a integração entre as áreas de saúde como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia. Estas áreas integradas devem promover o bem-estar do outro”.

Novos alunos da Bahiana em trabalho de corpo

O sol e o verde do Campus do Cabula formaram o cenário de atividades lúdicas e de trabalho com o corpo. Os estudantes se organizaram em grupos mistos, reunindo alunos de todos os cursos, mais uma vez reforçando a integração e a multidisciplinaridade.

Priscila Araújo, caloura de Odontologia                                               Luzinalva Araújo, mãe de Priscila

O clima contagiou Luzinalva de Azevedo Araújo, mãe de Priscila, caloura de Odontologia. “Achei (a recepção) maravilhosa. Gostaria que tivessem mais pais presentes. Sempre tive uma boa referência da Bahiana e agora, vendo de perto, fico despreocupada com minha filha que está vindo de Feira de Santana para morar em Salvador para fazer faculdade”.

Willer Gonçalves, calouro de Medicina

“O que mais gostei foi a integração com os professores que tive na vivência. Eu não ia fazer Bahiana, mas um amigo meu passou e me disse que havia gostado. Resolvi fazer, passei e agora acho mesmo que meu lugar é aqui.(...) O que vi na rede foi a integração. Eu vi que a Bahiana  procura que a gente se integre tanto entre os colegas, como com os professores e funcionários”, declara Willer Gonçalves, calouro de Medicina.

Ana Carolina Nobre Andrade, nova estudante de Enfermagem da Bahiana

Formada em jornalismo e estudante de odontologia em outra instituição, a caloura do curso de Enfermagem da Bahiana, Ana Carolina Nobre Andrade ressaltou a surpresa que teve no Processo Seletivo da Escola. “A vivência é um caso único. É importante para você relaxar e ir fazer a prova mais confiante no dia seguinte. E o primeiro dia aqui hoje também é único. É uma experiência única. A Bahiana está de parabéns”. E você também, Carol. A Bahiana deseja as boas vindas e sucesso a todos seus novos estudantes.

Contato:
Juliana Maia