Notícias

Notícias

Fisioterapia da Bahiana é destaque em pesquisas

Estudos desenvolvidos por grupos de pesquisa de Fisioterapia da Bahiana são destaque em publicações e conferências internacionais.

compartilhe

A Pesquisa e Extensão têm ganhado espaço, cada vez mais, entre o corpo docente da Bahiana. Os professores do curso de Fisioterapia têm sido um bom exemplo disso. Somente neste semestre, professoras palestraram em congressos internacionais e tiveram artigos publicados em periódicos de referência mundial.

A exemplo disso, a professora Cristiane Dias vai participar do EPS Montreal International Forum on Intensive Care Medicine que acontece nos dias 1º e 02 de junho, em Montreal, Quebec – Canadá e seu artigo Circulatory response to a 50-m walk in the coronary care unit in acute coronary syndrome, escrito com mais cinco fisioterapeutas, ingressou no TOP 10 da Biblioteca Virtual BioMedLib, entre os melhores artigos científicos já publicados.

Falando em publicação de artigos, a professora Luciana Bilitario teve publicado seu artigo Existe associação entre doenças venosas e nível de atividade física em jovens? na Revista Fisioterapia em Movimento , Vol 24 (1), edição janeiro a março de 2011. Em âmbito internacional, a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof.ª Dra. Kátia Sá e os pesquisadores e professores Carla Mesquita Pereira, Rafael C. Souza, Abrahão F. Baptista e Inês Lessa tiveram o artigo Knee pain prevalence and Associated factors in a Brazilian Population Study publicado na edição de fevereiro da revista científica Pain Medicine, uma das mais importantes do mundo no que se refere ao estudo da dor.

O estudo Right cerebral hemisphere lesion in an independent predictor of falls in stroke patients, da professora Elen Beatriz Carneiro Pinto, foi aceito e será apresentado oralmente na XX European Stroke Conference que acontece de 24 a 27 de maio, em Hamburgo, Alemanha.

Já a Prof.ª Dra. Patrícia Lordelo e a equipe do CEDIMI tiveram dois trabalhos aceitos no 22nd Congress os the European Society for Paediatric  Urology in Copenhagen. O trabalho Prevalence of enuresis em lower urinary tract dysfunction (LUTD) in Children and adolescents with sicke cell disease (SCD) também tem como coautores o professor de Medicina da Bahiana e coordenador do CEDIMI, Dr. Ubirajara Barroso, e os pesquisadores Mariana Portocarrero, Marcelo Portocarrero e Mariana Sobral.

Já o trabalho Clinical predictors os urinary tract infection (UTI) in children with lower urinary tract dysfunction (LUTD) teve como coautores, além da Prof.ª Dra. Patrícia Lordêlo e Dr. Ubirajara Barroso, os pesquisadores Roberta Azevedo, Paulo Soares, Fernanda Ferraz, Fabiana Oliveira da Silva e Maria Luiza Veiga.

Em âmbito estadual, as professoras Cristane Dias e Luciana Bilitário participaram, entre os dias 20 e 30 de abril, do I Simpósio de Fisioterapia intensiva do IBR – Hospital, em Vitória da Conquista. A Prof.ª Cristiane Dias apresentou o trabalho Tolerância do exercício em pacientes cardiopatas. Como e quando avaliar e a Prof.ª Luciana Bilitário a palestra Utilização dos níveis de evidência pelos fisioterapeutas em UTI.