Bahiana participa do Oficina in Concert

Prova pública do Colégio Oficina acontece no TCA com apoio da Bahiana.

Pesquisa, planejamento e construção individual e coletiva do saber. Esse foi o mote do 15º Oficina In Concert, prova pública que o Colégio Oficina realizou na noite de 5 de outubro, no Teatro Castro Alves. Com o patrocínio na Bahiana, o evento envolveu alunos da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, ocupando os 1.500 lugares da maior casa de espetáculos de Salvador.

A abertura da 15ª edição do Oficina in Concert,  que contou com a premiação dos dois primeiros lugares no concurso de fotografia, teve como tema a música, Diversidades e Identidades. A premiação, um vale-presente para cada vencedor, foi um oferecimento da Bahiana.

A música instrumental de Walter Smetak, Vila Lobos, Pixinguinha, Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano e a contemporânea Orquestra Rumpilezz abriram a noite, apresentados pelos alunos das turmas A, B e C da 5ª série.

A 6ª série mostrou importantes ritmos como o samba, matrizes africanas, indígenas e europeias, levando à reflexão sobre a construção da cultura popular brasileira.  A música na religião, na publicidade e o romantismo musical foram os temas da 7ª série.

Os regionalismos brasileiros foram traduzidos pela 8ª série, que trouxe, com exuberância, a música nordestina, a influência de Dorival Caymmi e dos tons africanos.

Rap, Funk carioca e o rock 80’ foram os temas do 1º ano colegial, seguidos de um panorama da história brasileira do último século com os movimentos da Jovem Guarda e da Bossa Nova. O Tropicalismo e estilos vanguardistas, por sua vez, foram trazidos pelas três turmas do 2º ano do ensino médio.

Para finalizar, os pré-vestibulandos do 3º ano resgataram o papel do rádio como elemento de influência no cotidiano das pessoas na chamada “Era de Ouro da MPB”, destacando a evolução dos meios de comunicação, a passagem do rádio para a TV, inclusive, estabelecendo uma analogia com a saída da escola para o ingresso no mundo adulto, profissionalizante.

A Bahiana parabeniza o Colégio Oficina pela grande iniciativa na utilização de ferramentas lúdicas, linguagens artísticas e criatividade na construção do conhecimento. Assim se faz o homem do amanhã!