Curso de Medicina - Novas formas de ensinar e de avaliar

Alunos do 3º ano de Medicina realizam prova prática no próximo sábado. A prova segue o Modelo OSCE e avalia domínios cognitivos e habilidades práticas.

Novas metodologias de ensino determinam a necessidade de uma reestruturação na forma de avaliar. As novas regras curriculares no curso de Medicina da Escola Bahiana, tendo como base as Diretrizes Curriculares de Curso, nortearam essas mudanças, o que implica na modernização dos seus critérios de avaliação. Embora as adequações estejam sendo feitas progressivamente, nos últimos anos, constantes aprimoramentos vêm sendo realizados, assim como a capacitação dos docentes. Como parte desse processo, novo modelo de prova prática estruturada será implantado em vários momentos do curso.

No próximo dia 29 de outubro, os estudantes de medicina no 3º ano, alunos da disciplina de Semiologia, vão realizar uma avaliação prática que compreende atividades com o emprego de imagem, vídeo, áudio e simulações de atendimentos. Para isso, os docentes do curso, ligados à disciplina avaliada, realizaram um treinamento com o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem, durante este mês de outubro, a fim de se capacitarem no Modelo OSCE (Objetive Structured Clinical Examination). O método permite a avaliação de domínios cognitivos, atitudinais e habilidades, ampliando as possibilidades de avaliação e aprendizagem.

Durante a capacitação, os professores receberam instruções para a construção das provas e sobre a forma como avaliar os estudantes segundo critérios de validade, precisão e sensibilidade, objetividade, fidedignidade e exequibilidade. A utilização dos recursos tecnológicos pelos alunos também será observada.

Após a avaliação deste sábado, outro grupo de professores do curso de Medicina será capacitado, a fim de promover uma prova prática para o 5º ano, isto é, uma prova preparatória para o internato realizado nos dois últimos anos de graduação. Segundo a coordenadora do curso de Medicina, Prof.ª Dr.ª Marta Menezes, “essa prova tem semelhança com aquelas aplicadas nas seleções de Residência Médica das principais universidades de medicina do Brasil, portanto, tem também um caráter de treinamento para esses concursos”.  A prova prática do 5º ano de Medicina será realizada no dia 17 de dezembro próximo.