Competência Emocional, Ética e Motivação

Encontro de colaboradores das unidades do ADAB trabalha o Servir

“No seu trabalho, você deixa digitais”. As palavras são do Prof. Antônio Silvestre que seguiram como uma espécie de lema durante a manhã do último sábado, 14 de janeiro, quando aconteceu o treinamento Competência Emocional, Ética e Motivação, direcionado  aos colaboradores do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana. A frase, lembrando um episódio do seriado C.S.I., na verdade se refere a marcas, impressões, marcos e conquistas que podem ser alcançadasno decorrer das atividades laborais.
“A ideia é aproveitar o início do ano para promover um momento de reflexão sobre a prática com os processos desenvolvidos no dia a dia, principalmente no trato com os clientes internos, professores e alunos e externos, no caso de usuários dos nossos serviços”, explica a diretora do ADAB, Prof.ª Dr.ª Eliana de Paula. Segundo ela, o encontro também teve o objetivo de desenvolver, na cultura dos colaboradores, um dos valores trabalhados pela Bahiana. “Selecionamos o ‘Servir’ como um valor a ser trabalhado neste encontro, pois temos um compromisso de responsabilidade social e buscamos por em prática ideais como o cuidar, o acolher com os profissionais mais motivados”.

Participaram do treinamento 111 funcionários de um total de 210, ligados às unidades do ADAB (Brotas e Cabula) que atendem a um público de 80% pelo Serviço Único de Saúde (SUS), convênios e particulares (20%). O Ambulatório de Brotas atende à comunidade do Centro Histórico, Barra, Rio Vermelho e Brotas, além de pessoas encaminhadas de outras regiões da cidade e de outros municípios baianos.

Para Rosemary Rebouças, funcionária do Serviço de Atendimento ao Aluno e Professor (SAAP), “um funcionário motivado acredita nele mesmo. Às vezes, ele fica retraído porque acha que colegas e chefes não acreditam nele. Ele tem que acreditar. Isso é motivação”. Embora não integre a equipe do ADAB, essa funcionária que está há oito meses na Bahiana fez questão de participar do treinamento.

A programação contou com atividades de vivência e momentos de reflexão conduzidos pelo Prof. Antônio Silvestre e pela coordenadora do Serviço de Psicologia do ADAB, Sylvia Barreto. Silvestre apontou, em sua fala, como componentes da competência emocional: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade e chamou a atenção também para a importância de se preparar para o mercado de trabalho, bem como para o trato referente aos diversos perfis de clientes, colegas, chefes e subordinados.

“O momento que gostei muito foi o da palestra do professor Silvestre. O que ele falou tem tudo a ver com o nosso dia a dia. Além disso, a mensagem de amar mais o próximo que a si mesmo tem a fé necessária para alcançarmos o nosso objetivo”. O depoimento é de Antônio Marcos dos Santos, recepcionista de atendimento SUS, com 10 anos de casa.

O cuidar do próximo também foi o principal ponto, na opinião de Marilena Pereira Silva, funcionária da Bahiana há 17 anos. “Trabalhar Alegre! Quando chegamos a um ambiente muito agressivo, temos que saber lidar para que ele se torne tranquilo”, dá a dica. “É importante podermos participar desses momentos, pois podemos estar juntos, podemos ouvir nossos colegas”, destaca a assistente social, Luciney Luz.