Notícias

Notícias

A contribuição científica de Otto Wucherer será tema de palestra

Evento acontecerá no dia 17 de agosto, na Fapesb.

compartilhe

No próximo dia 17 de agosto, a Academia de Ciências da Bahia recebe a Dra. Rejâne M. Lira da Silva para falar sobre "A Contribuição de Otto Wucherer para a História Natural e para a Pesquisa sobre o Ofidismo no Brasil". A palestra será às 9h, no Salão Lazarento, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia  (Fapesb).

Otto Wucherer
Otto Edward Heinrich Wucherer (1820 - 1873) nasceu na cidade do Porto, Portugal. Filho de pai alemão e mãe brasileira, ele fixou-se em Salvador e ficou conhecido como o precursor da Helmintologia brasileira e por ter sido um dos fundadores da Escola Tropicalista Bahiana (1865). Foi líder de um grupo de médicos que escreveu um dos mais determinantes capítulos da história da medicina experimental do Brasil.

O médico e cientista foi também autor das primeiras pesquisas que relacionavam a zoologia, a clínica e a terapêutica dos acidentes por cobra no Brasil, sendo, de fato, o primeiro herpitólogo e também o primeiro a registrar o ofidismo no país.

Palesrante
Rejâne M. Lira da Silva é professora associada da UFBA, bacharel em Ciências Biológicas (UFBA), com aperfeiçoamento no Natural History Museum (Londres). É especialista em venenos animais (Instituto Butantam), mestre em Saúde Coletiva (UFBA), doutora em Ciências Médicas (Unicampi), pós-doutora em História das Ciências (Universidade de Lisboa).