III Encontro de Secretarias Acadêmicas

Encontro foi marcado pela realização do Processo Formativo de Ensino da Qualidade.

Reconhecer-se como parte integrante e peça fundamental da instituição na qual trabalha foi o ponto de partida do III Encontro das Secretarias Acadêmicas da Bahiana que teve início na tarde do dia 3 de setembro, no auditório do Centro de Convenções da Unidade Acadêmica Cabula. Juntos, cerca de 150 funcionários que integram todos os setores administrativos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública estiveram presentes e foram recebidos com uma bela exibição de fotografias.

A calorosa abertura contou com a participação da secretária acadêmica Vera Martins que coordenou os trabalhos, da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro e da diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Soliani. “A qualidade que queremos na nossa Escola é a alegria de nossos colaboradores em fazer uma coisa bem feita. Devemos entender a qualidade como algo que vai produzir alegria. Então, o que devemos refletir é a qualidade nas relações humanas, qualidade na transparência das relações, no cuidado com o outro. O trabalho que temos feito na Bahiana é que, tanto nos momentos de tristeza como nos de alegria, temos alguém para nos ouvir, alguém para nos perguntar: como posso lhe ajudar?”, disse a Dra. Maria Luisa aos colaboradores presentes no auditório.

Também estiveram presentes a diretora do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana, Dra. Eliana de Paula, a coordenadora e a vice-coordenadora do núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dra. Kátia Sá e Prof.ª Carolina Pedroza, além dos coordenadores do curso de Odontologia, Prof. Urbino Tunes e de Enfermagem, Prof.ª Maria de Lourdes Freitas Gomes.

Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade, apresentada pelo engenheiro ambiental e consultor do SENAI, Flávio Alves. Os trabalhos sobre o tema “O que é qualidade?” foi introduzido pela administradora de empresas e integrante do Núcleo de Gestão da Qualidade da Bahiana, Luciana Branco.

Durante o dia seguinte, foi realizado o Processo Formativo do Ensino da Qualidade (PROFEQ). Semelhante ao Processo Seletivo Formativo da Bahiana, o PROFEQ contou com a realização de dinâmicas, exibição de filme, vivência e avaliação da qualidade. Para o auxiliar administrativo, lotado no Núcleo de Comunicação e Marketing, Luiz Eduardo Santana, o evento foi extremamente positivo, bem elaborado, superando o do ano anterior. “Achei massa! Melhor que o do ano passado. A coisa que achei mais importante e que mais gostei foi a vivência de ‘como passar a informação’. Foi bastante proveitosa”.

Para a psicóloga do Núcleo de Atenção Psicopedagógica, Patrícia Viana, esses momentos são muito importantes para a saúde da instituição, pois, além de promover reflexões, incentiva os colaboradores no desempenho de suas funções. “Eu estava conduzindo uma dinâmica e o nosso objetivo foi justamente promover o desenvolvimento profissional dessas pessoas, fazendo com que elas saibam seu papel na instituição. A reflexão proposta foi ‘Qual o valor que a qualidade tem em sua vida?’, pois isso envolve o ambiente pessoal, profissional, emocional etc.”