Bahiana presente no ABRASCÃO 2012

Encontro de Saúde Coletiva aconteceu de 14 a 18 de novembro em Porto Alegre.

A Bahiana esteve presente no 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - ACRASCÃO 2012, que aconteceu de 14 a 18 de novembro, em Porto Alegre, RS. Representada pelo presidente do Conselho Curador da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, Dr. Ademário Galvão Spínola, pela coordenadora do Programa Candeal e professora do curso de Psicologia, Maria Antonieta Nascimento Araújo e pela professora do curso de Enfermagem, Sandra Brasil, a Escola esteve entre as principais instituições de ensino superior de saúde do Brasil que também integraram o evento,  uma realização da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO.

Entre os temas debatidos, destacaram-se questões relativas à epidemiologia, à humanização nos atendimentos de saúde, inserção de temas sobre políticas e saúde coletiva/comunitária nos currículos dos cursos de saúde, fomento a estudos sobre direitos humanos e  metodologias qualitativas em evidência.

Livro
Na ocasião, também foi apresentado o livro “Educação em Saúde na Comunidade: elementos pedagógicos de uma prática interdisciplinar”, que reúne artigos de diversos professores da Bahiana a partir de experiências com o Programa Candeal.  A publicação, lançada pela Escola em parceria com a UNEB, tem como organizadora Prof.ª Maria Antonieta Nascimento Araújo e conta com o prefácio da Dra. Maria Luisa Soliani, diretora da Bahiana.