Professor do curso de Odontologia da Bahiana ficou entre os cinco melhores coordenadores do mundo no Projeto Dentistas do Bem

Em evento, é nomeado Embaixador da Turma do Bem.

Todos os anos, a Turma do Bem - TdB realiza a premiação SORRISO DO BEM que, em 2012, chegou à sua 7ª edição e reuniu 400 profissionais do Brasil, da América Latina e de Portugal, no dia 22 de outubro, no Teatro Abril, em São Paulo. Salvador foi representada pelo dentista voluntário e coordenador regional, Leonardo Costa, professor do curso de Odontologia da Bahiana. Graças ao seu trabalho na coordenação do projeto na capital baiana, o professor foi nomeado um dos 51 Embaixadores da Turma do Bem e, na Premiação Sorriso do Bem 2012, ficou entre os cinco melhores coordenadores do mundo.

Em seu primeiro ano como coordenador, ele conseguiu aumentar o número de atendimentos de jovens, pela rede de Dentistas do Bem de Salvador, de 113 para 213 (88%). Seu trabalho como divulgador e difusor do programa ampliou ainda a rede de dentistas voluntários, passando de 71 para 93, "números ainda tímidos frente à carência da nossa população e do número de dentistas (4653)", analisa. Dentre as ações do projeto, ele realizou quatro triagens, uma delas em Simões Filho, além de ter atuado como orientador da estudante de Odontologia da Bahiana, Monah Sampaio, uma das finalistas do concurso Estudante do Bem, cujo trabalho ficou entre os 11 melhores em um total de 900 painéis enviados.

Segundo o Prof. Leonardo Costa, "o coordenador regional trabalha para conseguir mais dentistas voluntários e realiza triagens em escolas públicas e instituições sociais. Para que o Projeto Dentista do Bem cresça e alcance mais jovens, é importante ampliar a rede".

Nos dias 19 a 22 de outubro, foi realizada uma capacitação para novos coordenadores regionais, da qual participaram duas dentistas de Salvador. “A entrada das novas coordenadoras, a Dra. Elizabeth Magalhães e a Dra. Martha Colavolpe, vai alavancar o projeto e junto com os Dentistas do Bem, elas prometem fazer de Salvador uma referência da Turma do Bem, pois aqui é a Terra da Alegria e o Sorriso é a mais bela manifestação de alegria!”

A Turma do Bem
A Turma do Bem - Tdb é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada no Brasil em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica em relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

O principal projeto da TdB é o DENTISTA DO BEM, que conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem a crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. O tratamento, feito no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. Atualmente, o projeto possui cerca de 10 mil dentistas voluntários, sendo a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Está presente em mais de 900 municípios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal. Mais de 300 mil crianças e adolescentes já foram triados pelo projeto e mais de 30 mil foram encaminhados para o dentista.

Se você é dentista e quer atender pacientes do projeto, entre em contato com o coordenador de sua cidade.