III Jornada de Pesquisa em Fisioterapia

Ex-Alunos compartilham experiências com a graduação.

"Hoje, a formação do pesquisador começa na graduação. Isso porque o Ministério da Educação entende que, mesmo que se deseje atuar na clínica, o profissional deve produzir conhecimento. Como o período na pós-graduação é muito curto, não dá tempo de aprender a fazer pesquisa. É preciso aprender a fazer pesquisa na graduação", explicou a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, Prof.ª Dra. Kátia Sá, em sua palestra de abertura da III Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana, realizada no último dia 2 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula. Em sua fala sobre o avanço da pesquisa em fisioterapia no Brasil, a professora chamou a atenção dos estudantes da graduação para a existência de bolsas de pesquisa científica que são disponibilizadas pela Bahiana, tanto com recursos próprios como em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Em seguida, a coordenadora do curso de Fisioterapia, Prof.ª Rosenny Ferreira, apresentou uma breve homenagem ao Dr. Celso Figuerôa, médico que empresta o nome à premiação que é concedida durante a jornada ao pesquisador destaque, pelos serviços que presta à comunidade acadêmica da Bahiana, sendo, neste ano de 2013, contemplada a Prof.ª Kátia Sá. Para a realização da entrega, formou-se a mesa com a presença das professoras Selena Dubois, Patrícia Alcântara, Élen Beatriz Carneiro Pinto e Lidice Santos Souza e Fuad.

A programação contou ainda com o depoimento do egresso Marcos Santana que dividiu com os estudantes da graduação a sua experiência no campo da pesquisa. Ainda durante o turno da manhã foram apresentados os grupos de pesquisa da Bahiana, além de alguns estudos de egressos da Escola. No turno da tarde, foi a vez dos estudantes do 4º ao 8º semestre apresentarem o que vêm produzindo cientificamente na escola.