Bahiana encerra comemorações de 60 anos

Solenidade é marcada com a entrega da Medalha Virgílio Damázio à ministra do STJ, Dra. Eliana Calmon.

Autoridades dos segmentos baianos da política e da saúde estiveram presentes na noite da última sexta-feira, dia 24 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula para uma solenidade histórica que marcou o final das comemorações de 60 anos da Bahiana. Na cerimônia, foi outorgada a maior comenda da instituição, a Medalha Virgílio Damázio, à ministra do Superior Tribunal de Justiça, Dra. Eliana Calmon Alves.

Além da homenageada, participaram da mesa diretora a coordenadora geral da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC) e diretora geral da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani que dirigiu os trabalhos; o diretor-executivo da FBDC, Dr. Jacques Saidi Salah; o presidente do Conselho Curador da FBDC, Dr. Ademário Galvão Spínola; o coordenador da graduação que também representou o Conselho Federal da OAB, Dr. Gaspare Saraceno, a presidente do TRE/BA, Desembargadora Sara Brito e o secretário Municipal de Urbanismo e Transporte de Salvador, Sr. José Carlos Aleluia.

Após a apresentação do Hino Nacional e de uma breve participação do coral da Bahiana, a ministra Eliana Calmon Alves recebeu a Medalha Virgílio Damázio das mãos do Dr. Ademário Galvão Spínola. Por sua vez, o diploma de legitimidade da comenda foi entregue pelo Dr. Jacques Saidi Salah.

Em seu discurso, muito apreciado pela ministra e seus familiares, a Dra. Maria Luisa exaltou a preservação dos valores éticos e morais, muito custosos no Brasil de hoje e que vêm sendo levantados, como estandarte, pela homenageada. As palavras da representante da comunidade da Bahiana também narraram um brilhante histórico que levou a ministra para onde se encontra hoje: uma figura admirada dentro e fora do mundo jurídico.

“Dra. Eliana foi escolhida para receber essa homenagem por ser a personalidade baiana que, no momento, melhor representa no Brasil, valores e competências muito caros e importantes para uma instituição que busca formar profissionais e cidadãos comprometidos em melhorar, não só as condições de saúde da população, mas o mundo”, explicou Dra. Maria Luisa. Segundo ela, a escolha pelo nome da Dra. Eliana Calmon foi uma unanimidade entre os menbros do Conselho de Curadores da Fundação.

Para a ministra, uma homenagem que vem de fora do mundo jurídico mostra o grau de amplitude e importância do judiciário. “Essa homenagem mostra que os diversos setores da sociedade estão atentos a toda essa atividade que a justiça faz em prol da sociedade e quem serve. Então, isso me deixa muito feliz e muito satisfeita”.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-diretor da Bahiana, Prof. Dr. Ênio Ribeiro Maynard Barreto; a deputada estadual Maria Luiza Carneiro; o vereador Sandoval Guimarães; o presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Bahia, Dr. Antístenes Albernaz; o ex-diretor da Bahiana e atual presidente da Fundação José Silveira, Prof. Dr. Geraldo Leite; o juiz federal, Dr. Carlos D’Ávila; o Dr. Antônio Pereira Falcão, representado o Conselho Regional de Odontologia da Bahia; o desembargador Salomão Rezedá; a superintendente do Hospital Humberto Castro Lima, Mariana Soliani; a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, Prof.ª Luiza Ribeiro, além de conselheiros da FBDC, professores e colaboradores da Escola.