Novos da Bahiana 2013.2

Encontro propõe reflexão sobre as atuais transformações do mundo.

As mudanças no mundo contemporâneo, principalmente no Brasil, serviram de força motriz para o encontro dos Novos da Bahiana que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19 de julho, na Unidade Acadêmica Cabula. Os calouros foram acolhidos pela emocionante apresentação do Coral da Bahiana e recebidos com as palavras da coordenadora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica, Prof.ª Angélica Mendes e pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro.

Na ocasião, foram apresentados os coordenadores de Biomedicina, Prof. Geraldo Argolo; Enfermagem, Prof.ª Maria de Lourdes Freitas Gomes; Medicina, Prof.ª Dr.ª Eliana de Paula; Odontologia, Prof. Dr. Urbino Tunes; Fisioterapia, Prof.ª Luciana Bilitário e Psicologia, Prof.ª Mônica Daltro. Também estiveram presentes o coordenador de Administração e Finanças da Bahiana, Emanoel Olímpio Alves de Souza, além de supervisores pedagógicos e professores dos cursos de graduação.

O encontro teve seu ponto máximo com a viagem filosófica conduzida pelo convidado Prof. Dr. Saja Ramos, do curso de Filosofia da UFBA. Com linguagem acessível e descontraída, o filósofo baiano levantou reflexões sobre as transformações contemporâneas, tendo como temática: “Acerto em Concerto: Época de Mudança. Mudança de Época”.

Prof. Saja levantou para a plateia provocações já destacadas por importantes pensadores do século XX, mas sem deixar de citar questionamentos de compositores como Arnaldo Antunes (Ex-Titãs) : “Você tem fome de que?”, inquiriu os participantes. “Pela primeira vez na história estamos criando uma consciência universal. As manifestações de rua que aconteceram no Brasil são uma prova disso”, sinalizou o filósofo.

“Essa é uma turma importante porque está iniciando sua formação na Bahiana em um momento que o Brasil passa por grandes mudanças na área da saúde. E a Bahiana é uma instituição de mudanças desde o seu início, há 61 anos”, comentou Prof.ª Luiza Ribeiro.

Novos da Bahiana: expectativas
O primeiro encontro com a escola foi o momento especial para muitos estudantes. Para o calouro de Odontologia, Marcos Luan, “o primeiro encontro foi muito interessante. Eu espero me desenvolver com o curso e ser um bom profissional da área”.

Para a nova estudante de Medicina, Juliane Moreira, de 18 anos, os contatos com a Escola têm servido para sua imersão na vida acadêmica. “Eu achei muito bom tanto a vivência como esse primeiro encontro. Foram boas oportunidades para eu conhecer a Bahiana e poder me ambientar com o curso e com a instituição”.

Sejam bem vindos!