Estudantes de Medicina realizam Teste do Progresso

Com grande adesão do corpo discente, prova é sucesso na Bahiana.

O Teste do Progresso, realizado com estudantes do curso de Medicina, no dia 26 de outubro, contou com a participação de 533 alunos de todos os semestres. A avaliação que tem caráter formativo, visando mensurar o desempenho de uma instituição na formação do profissional, é uma iniciativa realizada pelas mais importantes instituições de ensino superior em todo o mundo.

Pela primeira vez em Salvador, esse teste foi desenvolvido através de um consórcio envolvendo a Bahiana, a Unifacs e a Uneb. A iniciativa de aplicá-lo na Escola integra um projeto que a instituição participa junto à Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Além de valorizar o curso no cenário educacional do Brasil, é também reconhecido na avaliação curricular para ingresso em residências médicas.

O Teste do Progresso não possui caráter de seleção ou classificação, sendo uma avaliação cognitiva que leva em conta o ganho de conhecimento individual do estudante.  A ideia é que o teste seja aplicado continuamente para que, tanto o aluno como o professor possam perceber o desenvolvimento de seu conhecimento ao longo do curso. A prova é elaborada e consolidada nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e para o desenvolvimento profissional.