13ª JOBA

Curso de Odontologia realiza mais uma Jornada Odontológica da Bahiana.

Nos dias 8 e 9 de maio, estudantes, professores e profissionais da área odontológica do estado estiveram reunidos na Unidade Acadêmica Cabula para participar da 13ª Jornada Odontológica da Bahia - JOBA. Este ano, o evento consagrou-se em mais um sucesso de público, contando com a participação de centenas de inscritos. A programação foi extensa e contou com a realização de fóruns, cursos, conferências, hands-on e um workshop. Em paralelo à JOBA, foram realizados o 3º Encontro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o II Encontro de Reabilitação Oral da Bahiana e o 7º Encontro de Ex-Alunos da Bahiana.

A solenidade de abertura contou com a presença da coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro, então representando a diretora da Bahiana, Prof.ª Dr.ª Maria Luisa Carvalho Soliani; do coordenador do curso de Odontologia da Bahiana, Prof. DrUrbino Tunes; da professora coodenadora do evento, Emilena Xisto Lima; da representante do corpo discente, Hanna Thiely; o coordenador do Encontro de Encontro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prof. Dr. Fernando Bastos e o Dr. Eduardo Aliva, representando a ABO-BA.

Para o coordenador de Odontologia da Bahiana, Prof. Dr; Urbino Tunes, "A Joba é um trabalho que vem sendo construído por alunos e professores de forma muito dedicada e comprometida e que sempre apresenta um resultado muito bom. É o maior evento acadêmico do país, feito por estudantes. Um dos objetivos é também estreitar relações com outras instituições e temos aqui pessoas da UFBA, da UNIME, da UEFS e de outras instituições".

Como todos os anos, a JOBA homenageia um professor, como reconhecimento pela sua dedicação como docente. Nesta edição, a professora homenageada foi Dr.ª Sandra Brasil, também coordenadora do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD). "Foi uma surpresa e é uma alegria muito grande esse reconhecimento por parte dos alunos e dos meus colegas professores e de meu coordenador, professor Urbino Tunes".

Professora homenageada Sandra Brasil com Luiza Ribeiro,
Urbino Tunes, Emilena Lima e Hanna Santana.

"A JOBA se tornou uma das maiores jornadas do Nordeste. Então este é, para nós, um momento muito especial e de grande satisfação. Vale ressaltar que é um evento feito por alunos e para alunos e nós, professores, apenas os orientamos", destacou a coordenadora da 13ª edição, Emilena Xisto Lima, ressaltando ainda que o êxito deveu-se à grande união e cooperação entre os componentes da equipe, os professores e colaboradores da Bahiana.

A representante do corpo discente, a acadêmica Hanna Thiely apontou a união da comissão como a principal causa do sucesso da 13ª edição.  “Logo que entrei na Bahiana, estava acontecendo a Jornada e eu via as pessoas muito felizes. Eu sempre gostei dessa parte de organização, desse papel de liderança. Então eu dizia: um dia ainda vou fazer parte dessa comissão.  O trabalho em equipe foi e está sendo fundamental”.

Segundo o acadêmico Cauê Magalhães Navarro, do 9º semestre, o sucesso da JOBA contou um intenso trabalho de divulgação nas instituições parceiras. "Contamos com colegas de outras faculdades, pela própria amizade que cada um da comissão tem com pessoas de fora.

Confira as fotos.