Grupo de apoio ajuda a combater o vício do cigarro

Iniciativa gratuita e aberta a toda a comunidade de Salvador.

Tabagistas que desejem parar de fumar podem contar com o apoio oferecido, de forma gratuita, pelo Grupo Antitabagista, promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A iniciativa destina-se a incentivar tabagistas a abandonar o vício, por meio de medicamentos e suporte psicológico, através de trabalho em grupo terapêutico.

Para se inscrever, o interessado deve ter o cartão do SUS. As reuniões terão início em agosto e acontecerão sempre às segundas-feiras, das 14h às 16h30min, no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana, em Brotas (Av. D. João VI, nº 275, Brotas). Informações pelo telefone (071) 3276 8259.

O Grupo Antitabagista da Bahiana segue o programa "Deixando de Fumar Sem Mistério", coordenado pelo Ministério da Saúde, que atua por meio da reposição de nicotina com a utilização de adesivo. Na Bahiana, o trabalho tem à frente o e conta com o apoio do serviço de psicologia e de terapia ocupacional do Ambulatório psicólogo Ubton Nascimento e a médica pneumologista Maristela Sestelo Docente-Assistencial da instituição.

Grupos de Apoio da Bahiana

O Grupo Antitabagista integra o Programa Candeal, ação de extensão universitária, promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A iniciativa teve início em 2006 e funciona a partir de parcerias intersetoriais entre a Bahiana, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Hospital Roberto Santos, Escola Roberto Santos, Colégio Luiz Viana, IPERBA, associações de bairro, entre outras. As ações ocorrem em 27 grupos educativos instalados respectivamente no Distrito Sanitário de Brotas e do Cabula, onde estão situadas as unidades acadêmicas da Bahiana.

O Programa Candeal, atualmente de natureza curricular, tem como eixo pedagógico a interdisciplinaridade e envolve, nas suas equipes de trabalho, professores e estudantes de diferentes cursos da graduação - Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Odontologia e Enfermagem que atuam por meio de grupos permanentes, apoiando diferentes segmentos da população. A ideia é promover a qualidade de vida no entendimento da saúde e no incentivo ao autocuidado. O programa atende idosos, crianças, adolescentes, mulheres, mães, cuidadores de pessoas com câncer, tabagistas, gestantes, diabéticos, hipertensos e outros que tenham demandas emergentes.

Grupo Antitabagista

Inscrições e informações