Lançamento de livro celebra Dia do Psicólogo

Publicação reúne textos de diversos autores.

No próximo dia 26 de agosto, às 19 horas, será lançado na Livraria Cultura, no Salvador Shopping, o livro "Psicologia Profissão de Saúde: da formação à prática profissional", uma compilação de textos sobre a temática que tem como organizadores a coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana, Mônica Ramos Daltro e o professor do curso, Carlos Alberto Ferreira Danon. O lançamento acontece na véspera da comemoração do dia do psicólogo e contará com uma programação especial para celebrar a data, com sessão de autógrafos e apresentação do coral Canta Bahiana, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Livro
"Psicologia Profissão de Saúde: da formação à prática profissional" é resultado de uma prática pedagógica interdisciplinar pautada nos princípios do debate e da coexistência plural. É dirigido a estudantes, professores e pesquisadores envolvidos com a psicologia como ciência e profissão.

Ao longo da obra, a psicologia é apresentada como uma profissão de saúde, voltada para a promoção da saúde e qualidade de vida de indivíduos, organizações e comunidades. "Pretende-se, com isso, ampliar o pensar sobre a psicologia em sua orgânica ambivalência e identidade múltipla, assim como em sua responsabilidade no papel de transformadora de símbolos e padrões psíquico-sociais", afirma no prefácio, Mônica Ramos Daltro.

A primeira parte do livro focaliza os processos de formação acadêmica, apresenta reflexões, experiências, teorizações sobre as questões objetivas e subjetivas que envolvem o trabalho de formação acadêmica de psicólogos na contemporaneidade, a partir da experiência no curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A segunda apresenta experiências de prática em psicologia consistentes, consequentes de diferentes formas de pensar a psicologia como profissão de saúde.