Pesquisa e Inovação

Professor de Medicina é empossado membro titular da Academia de Ciências da Bahia

Cerimônia aconteceu no dia 20 de outubro, na Faculdade de Direito da UFBA.

Homenagem Bruno Bezzeril - Crédito da Foto Fiocruz Bahia

O pesquisador e professor do curso de Medicina e do Programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Bahiana, Bruno de Bezerril Andrade, foi empossado membro titular na área de Ciências pela Vida, na Academia de Ciências da Bahia (ABC). A sessão de titulação e posse foi realizada no dia 20 de outubro, às 18h, no Espaço Raul Chaves, da Faculdade de Direito, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A ACB é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, fundada em 2010, que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem-estar social do País, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia.

Bruno Bezerril é pesquisador da Fiocruz Bahia e professor de cursos de Medicina na UniFTC e na UNIFACS e professor da pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e também do PGPAT. Desde 2019, é coinvestigador principal do consórcio Regional Prospective Observational Research for Tuberculosis (RePORT International) e o investigador principal desse consórcio no Brasil (RePORT Brasil). O pesquisador estuda biomarcadores diagnósticos e prognósticos associados à patogênese de doenças infecciosas de grande relevância para a saúde pública. Ele é coordenador de um grupo multinacional de medicina translacional que mescla dados experimentais e clínicos para descrever vias inflamatórias envolvidas na imunopatogênese de doenças, como tuberculose, HIV, hepatites virais, arboviroses, malária, leishmaniose e pneumonia bacteriana, e lidera uma rede colaborativa de laboratórios na África do Sul, Índia, China e Estados Unidos, na qual desenvolve estudos para a validação dos resultados em locais com perfis epidemiológicos distintos.