Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

Grupo de pesquisa realiza encontro Sleep Bahiana – 2023

Encontro contou com a participação do pesquisador canadense Dr. Glenn J. Landry.

compartilhe

Noticia 1842 Sleep Bahiana


O Grupo de Pesquisa International Center of Clinical Sleep Medicine and Research (Centro Internacional de Medicina e Pesquisa Clínica do Sono), liderado pela docente permanente dos Programas de Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde e Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Bahiana, promoveu, no dia 26 de outubro, no Campus Brotas, o Sleep Bahiana – 2023, com a finalidade de viabilizar a troca de conhecimentos entre pesquisadores do grupo e o canadense Dr. Glenn J. Landry, pesquisador de amplitude internacional, com mais de 20 anos dedicados ao estudo dos ritmos circadianos em relação ao sono.

De acordo com a professora Dra. Iza Cristina Salles de Castro, líder do grupo de pesquisa, a ideia do encontro com Dr. Glenn J. Landry surgiu após a marcante participação do grupo no World Sleep, congresso internacional que aconteceu no final de outubro, no Rio de Janeiro, no qual foram apresentados 25 trabalhos. “Percebemos que estudamos pontos em comum na Medicina do Sono, ou seja, ele trabalha com a prevenção do envelhecimento saudável e nós estamos investigando, nesse momento, a relação entre os distúrbios do sono em idosos e sua relação com o risco de quedas”, explica a professora.

A pesquisadora salienta que atividades como o Sleep Bahiana possibilitam apresentar extramuros o que é produzido, cientificamente, na instituição. “Também firmamos aliança para a contribuição mútua na escrita de artigos científicos, contemplando acadêmicos da graduação, pós-graduação e pesquisadores. Foi um evento muito importante para nosso grupo de pesquisa. Agradecemos à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública pela iniciativa e garantimos que colheremos frutos importantes”, ressalta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS